O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como favorito para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16/12).
O levantamento mostra, em um dos cenários estimulados, que Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno. Em seguida aparecem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 23%, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10% e os votos brancos/nulos com 17%.
Em simulações de segundo turno, o atual presidente também mantém vantagem sobre seus principais adversários. Contra Flávio Bolsonaro, Lula registra 46% de intenções de voto contra 36%. No confronto com Tarcísio de Freitas, o presidente soma 45% das intenções de voto, enquanto o governador paulista alcança 35%.
Nas intenções de votos espontâneas, quando nenhuma opção de candidato é apresentada, a maioria dos brasileiros (65%) dizem estar indecisos, 20% afirmar ter a intenção de votar no atual presidente Lula, 5% dizem querer votar em Jair Bolsonaro (que está inelegível) e 5% afirmam ter a intenção de votar em Flávio Bolsonaro
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Apesar das intenções de voto para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a maioria dos brasileiros desaprova a escolha do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato à presidência. 54% dos brasileiros afirmam que Jair Bolsonaro errou em apontar Flávio como opção para a presidência.
A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Leia mais: Quaest: governo Lula tem 49% de desaprovação e 48% de aprovação
