Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMacron critica Trump sobre Groenlândia e diz que Europa...

Macron critica Trump sobre Groenlândia e diz que Europa não aceitará “lei do mais forte”

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, presidente francês indicou que UE pode usar "instrumento anticoerção" contra EUA

Emmanuel Macron, presidente da França, criticou as recentes investidas de Donald Trump relacionadas à Groenlândia durante sua participação no Fórum Econômico Mundial.

O líder francês discursou nesta terça-feira (20/01) em Davos, na Suíça, usando óculos escuros devido a uma “condição ocular”. Macron defendeu que a Europa não se submeterá à “lei do mais forte” e afirmou que “não é momento para imperialismos e colonialismos”.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O presidente francês indicou que a União Europeia considera utilizar seu “instrumento anticoerção” contra os Estados Unidos, situação que classificou como “estarrecedor”, considerando a histórica aliança entre os dois blocos.

“Preferimos o respeito aos valentões. Preferimos a ciência às teorias da conspiração e preferimos o Estado de Direito à brutalidade”, declarou Macron, estabelecendo contraste com as políticas defendidas pelo presidente americano.

Defesa da postura europeia

Em resposta a críticas sobre a lentidão europeia em reagir a crises, o líder francês argumentou: “A Europa pode ser lenta, mas somos previsíveis e temos regras, o que é uma vantagem nos dias atuais”.

Macron expressou apoio à Dinamarca, país que enfrenta pressões relacionadas à Groenlândia, território autônomo dinamarquês que tem despertado interesse do governo americano. “A Europa seguirá ao lado dos nossos amigos da Dinamarca, quando eles estão sendo pressionados. É o que se espera de um aliado”, afirmou.

Em contraste com a posição americana, o presidente francês defendeu o aumento de investimentos chineses na Europa, direção oposta às tentativas do governo Trump de limitar a presença econômica da China no Ocidente.

Leia mais: Com imagens de IA, Trump promete não recuar em relação à Groenlândia

Condição ocular do presidente

O uso de óculos escuros por Macron chamou atenção dos participantes do evento e nas redes sociais. Na quinta-feira (15/01), durante pronunciamento às Forças Armadas francesas, o presidente já havia mencionado sua condição.

“Por favor, perdoem a aparência desagradável do meu olho”, pediu Macron na ocasião. “É, claro, algo completamente inofensivo”, acrescentou, descrevendo seu problema como “uma condição ocular completamente inofensiva”.

O jornal britânico “The Guardian” reportou que Macron estaria com uma mancha no olho causada pela ruptura de uma veia devido a um derrame, embora detalhes oficiais sobre a condição específica não tenham sido divulgados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump