Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMarina Silva lê carta de Lula: COP30 não seria...

Marina Silva lê carta de Lula: COP30 não seria viável sem a Cúpula dos Povos

Presidente saudou movimentos que se reuniram em evento paralelo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (16) que a Cúpula dos Povos, encerrada hoje, foi decisiva para viabilizar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro, organizado por movimentos sociais, ocorre paralelamente à conferência oficial.

Na carta enviada aos participantes, Lula informou que retornará a Belém no dia 19 para uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma ação conjunta voltada ao fortalecimento da governança climática e do multilateralismo. O presidente também destacou que participará de encontros com representantes de diversos países, sociedade civil, povos indígenas, populações tradicionais, governadores e prefeitos.

A mensagem foi lida pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante o ato de encerramento da Cúpula. No texto, Lula ressalta e saúda a ampla participação popular em Belém.

“A COP30 não seria viável sem a participação de vocês. Essa extraordinária concentração de pessoas que acreditam que outro mundo é possível e necessário. Como tenho dito em todos os fóruns internacionais de que participo, debaixo de cada árvore da Amazônia há uma mulher, um homem, uma criança”, escreveu o presidente. 

Lula afirmou ainda que o combate à mudança do clima precisa da mobilização e contribuição de toda a sociedade, e não só dos governos.

“O entusiasmo e o engajamento de vocês são fundamentais para que possamos seguir nessa luta. Vocês são portadores da força e da legitimidade dos que almejam o mundo melhor. Mudar a nossa relação com o planeta é uma tarefa urgente. No mundo que desejamos, a devastação dá lugar ao desenvolvimento sustentável”, continuou.

O presidente fez uma chamado para a construção de um “mundo em paz, mais solidário, menos desigual, livre da pobreza, da fome e da crise climática”.

Lula criticou o negacionismo climático e disse ainda que a participação e as críticas feitas pela sociedade civil estão alinhadas com o conhecimento científico

“Temos urgência, não podemos adiar as decisões que estão sendo debatidas há tantos anos nas negociações sobre transição justa e adaptação”, disse.

O presidente fez mais um apelo para a implementação do financiamento climático e de soluções para superar a dependência dos combustíveis fósseis e conter e reverter o desmatamento. 

“Não podemos sair de Belém sem decisões sobre esses temas! Os líderes mundiais que estiveram em Belém conheceram a realidade da Amazônia e entenderam que a divisão entre a humanidade não faz sentido”, apontou.

Cúpula dos Povos

Após cinco dias de debates, mobilizações e manifestações em Belém, a Cúpula dos Povos foi encerrada neste domingo com um “banquetaço” na Praça da República, no centro da capital paraense, marcado pela distribuição de alimentos das cozinhas comunitárias e apresentações culturais abertas ao público.

No ato de encerramento, representantes leram a carta final do evento, que critica o que os participantes classificam como “falsas soluções” para o enfrentamento da crise climática. O documento foi entregue ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, que se comprometeu a apresentá-lo nas reuniões de alto nível da conferência, previstas para começar na segunda-feira (17).

A carta aponta o modo de produção capitalista como a principal causa da escalada da crise climática e destaca que comunidades periféricas são as mais atingidas por eventos extremos e pelo chamado racismo ambiental.

O documento critica ainda o avanço da extrema direita, do fascismo e das guerras ao redor do mundo e faz uma defesa da Palestina e de seu povo. Além disso, faz críticas à ação militar dos Estados Unidos no mar do Caribe, com o pretexto de guerra ao narcotráfico.

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas