Lando Norris conquistou o título mundial de Fórmula 1 ao terminar em terceiro lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi, neste domingo (07/12). A prova foi vencida por Max Verstappen, da RBR, seguido por Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou na 11ª posição, fora da zona de pontuação.
A McLaren encerrou um período de 17 anos sem conquistar um campeonato de pilotos na categoria. O último título da equipe britânica havia sido em 2008, com Lewis Hamilton, atual piloto da Mercedes.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A corrida no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, transformou-se em um duelo estratégico entre as equipes que disputavam o título. A McLaren dividiu as estratégias entre seus dois pilotos, enquanto a RBR apostou no desempenho de Verstappen para tentar reverter a situação do campeonato.
No momento da largada, Verstappen defendeu sua posição na parte interna da primeira curva e impediu a aproximação de Norris. Piastri manteve o terceiro lugar inicialmente, mas logo ultrapassou seu companheiro de equipe. Bortoleto, que largou em sétimo, conseguiu recuperar uma posição perdida no início da corrida.
Durante a prova, a equipe RB tentou utilizar Tsunoda para dificultar a progressão de Norris. “O japonês dispensou os alertes da equipe quanto à aproximação do inglês, pronto para segurá-lo”, conforme relatado pelos comissários de prova, que posteriormente aplicaram a penalidade ao piloto da RB.
Tsunoda recebeu uma punição de 5 segundos por movimentação irregular na pista que prejudicou o britânico. Apesar disso, Norris conseguiu ultrapassá-lo e se consolidou na terceira colocação, mantendo 3,2 segundos de vantagem sobre Leclerc na fase final da corrida.
Verstappen demonstrou seu talento ao eliminar uma diferença de 19 segundos para Piastri, reassumindo a liderança após sua parada nos boxes. O holandês administrou sua vantagem sobre o australiano nas primeiras 23 voltas, mesmo com Piastri reduzindo a diferença em determinados momentos. Após 14 voltas desde seu pit stop, Max diminuiu mais quatro décimos da vantagem do rival, até ficar a 1,2 segundos dele na volta 40.
A disputa pelo título mundial teve Norris e Verstappen como protagonistas. O inglês da McLaren realizou ultrapassagens importantes sobre diversos pilotos para garantir a posição necessária para conquistar o campeonato, enquanto o piloto da RBR venceu a corrida, mas não conseguiu impedir o título de Lando.
A Fórmula 1 entra agora em um período de três meses sem atividades, com a temporada 2026 programada para começar em 8 de março.
