Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMinistro de Lula diz que Tarcísio, Nunes e governo...

Ministro de Lula diz que Tarcísio, Nunes e governo federal estão unidos contra Enel em SP

Governo federal irá iniciar o processo para romper contrato com a concessionária Enel

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciaram nesta terça-feira (16/12) que o governo federal irá iniciar o processo para romper contrato com a concessionária Enel.

“Nós estamos, completamente, unidos, governo federal, governo do estado, governo do município de São Paulo, para que a gente inicie o processo rigoroso, regulatório e esperamos que a Aneel possa dar a resposta, o mais rápido possível, ao povo de São Paulo, implementando e iniciando o processo de caducidade que vai resultar, com certeza, na melhoria do serviço de distribuição”, afirmou o ministro de Minas e Energia.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A medida foi anunciada em entrevista coletiva após uma reunião entre os três, que começou por volta das 15h desta tarde. Segundo Silveira, o contrato da Enel estava previsto para terminar em 2028, mas que com a nova declaração, deve ser encerrado antes.

Até o momento, não houve declarações sobre quando o rompimento do contrato vai ser feito nem quem vai operar o serviço de energia na região.

Durante a coletiva, Tarcísio comentou a decisão feita: “A preocupação do Ministério de Minas e Energia, do governo federal, do governo do estado, da prefeitura municipal é o cidadão, que não pode ficar sem a prestação de um serviço tão caro, tão importante, que é o serviço de energia elétrica. É por isso que a gente, conversando, acordamos que não há outra alternativa, a não ser ir para a medida mais grave que existe num contrato de concessão, que é a decretação de caducidade”

Mais cedo, durante a reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou responsabilidades tanto da Prefeitura de São Paulo quanto da concessionária Enel pelo apagão de energia elétrica em São Paulo, que deixou cerca de 3 milhões de consumidores sem energia entre os dias 8 e 10 de dezembro deste ano.

Leia mais: Enel recebe multa de R$ 14,2 milhões por apagão em São Paulo

Durante o encontro, Silveira criticou diretamente a gestão municipal. “A prefeitura falhou no cumprimento do seu dever”, disse o ministro a Ricardo Nunes. Silveira também questionou a atuação da Enel, embora tenha indicado que as falhas atribuídas à empresa ainda precisam ser confirmadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial