Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueMotta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Motta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Alvos do STF, Eduardo Bolsonaro, réu por coação da Justiça, e Alexandre Ramagem, condenado pela trama golpista, estão nos Estados Unidos

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cassou os mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), nesta quinta-feira (18/12). Ambos nos Estados Unidos, os dois parlamentares são alvos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última quinta-feira (11/12), Motta já havia anunciado que Eduardo seria cassado pela Mesa Diretora por faltas não justificadas. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Eduardo é réu

Eduardo é réu em um processo que investiga suposta coação do Judiciário para tentar impedir a condenação de Bolsonaro na ação penal da trama golpista. Nesse período, o deputado articulava ações com o governo dos Estados Unidos contra o Brasil. Entre as medidas americanas, tarifaço e aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

Após críticas, o parlamentar retrocedeu e disse que, quanto ao tarifaço, não teve influência na decisão do governo americano, apesar de o primeiro anúncio do presidente Donald Trump associar a medida a Bolsonaro.

Condenação de Ramagem

Já Ramagem está entre os condenados pela trama golpista e é considerado foragido pelo STF. A decisão de Motta foi administrativa, ou seja, não foi submetida à votação dos pares. 

A cassação de Ramagem ocorre dias após revés da Câmara em tentativa de manter o mandato de Carla Zambelli (PL), outra condenada que perdeu os direitos políticos. Os colegas até tentaram preservar o cargo dela, mas o STF ordenou a perda imediata, visto que o processo dela está transitado em julgado.

Leia mais: Lula defende investigação do filho “Lulinha” por suposta relação no esquema do INSS

Antes da Primeira Turma do STF determinar a perda do mandato de Zambelli, Motta chegou a dizer que levaria o caso de Ramagem para plenário. Após a derrota no tribunal, restou ao presidente da Câmara apenas seguir a ordem de Moraes quanto a não submissão aos pares.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

AO VIVO: acompanhe a transmissão exclusiva de Flamengo x PSG na TMC

AO VIVO: acompanhe a transmissão exclusiva de Flamengo x PSG na TMC

Rubro-Negro encara o campeão europeu nesta quarta-feira (16/12), no Catar, em jogo único que pode fechar 2025 com chave de ouro
A imagem é um close-up que foca na deputada federal Carla Zambelli em um ambiente formal, possivelmente uma coletiva de imprensa ou evento político, com outras pessoas em segundo plano.

Por unanimidade, STF confirma decisão de Moraes que determina perda do mandato de Zambelli

Votos foram dados nesta sexta-feira (12/12), horas após Moraes decidir, monocraticamente, pela cassação de Zambelli
Lula confirma veto ao PL da Dosimetria após aprovação no Senado

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria após aprovação no Senado

Presidente nega acordo do governo para viabilizar projeto que pode reduzir penas de condenados por atos golpistas, incluindo Bolsonaro
Nos pênaltis, PSG se consagra campeão da Copa Intercontinental

Nos pênaltis, PSG se consagra campeão da Copa Intercontinental

Final foi decidida nos pênaltis após empate no tempo regulamentar e na prorrogação