Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaquePF faz buscas contra deputados Sóstenes e Jordy por...

PF faz buscas contra deputados Sóstenes e Jordy por suposto desvio de cotas parlamentares

Operação é desdobramento de ação anterior e mira crimes de peculato e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão contra os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL-RJ, nesta sexta-feira (19/12). A operação Galho Fraco investiga um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de cotas parlamentares.

As investigações apuram um suposto esquema de desvio de verbas públicas destinadas a cobrir despesas relacionadas ao exercício do mandato parlamentar. De acordo com a PF, o esquema teria contado com a participação coordenada de agentes políticos, servidores comissionados e particulares para desviar valores do orçamento público e posteriormente ocultar a origem dos recursos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A operação Galho Fraco é um desdobramento da operação Rent a Car, realizada em dezembro de 2024. Os investigadores apuram possíveis crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Sóstenes Cavalcante, atual líder do PL na Câmara dos Deputados, e Carlos Jordy são os principais alvos da ação policial. Ao todo, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF ainda não divulgou o montante exato dos recursos supostamente desviados. Os materiais apreendidos serão analisados para dar continuidade às investigações sobre o caso.

O deputado Carlos Jordy utilizou suas redes sociais para afirmar que é vítima de “perseguição” e mencionou que a operação ocorreu no dia do aniversário de sua filha.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Ele foi uma das principais referências da ciência política no Brasil
Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro faz mistério sobre candidatura: “Está nas mãos de Deus”

Ex-primeira-dama afirma que prioridade é cuidar do marido, Jair Bolsonaro, que enfrenta complicações de saúde enquanto cumpre pena na Papudinha
João Campos e Tabata Amaral curtem Carnaval do Recife e prefeito celebra “condição de casado”

João Campos e Tabata Amaral curtem Carnaval do Recife e prefeito celebra “condição de casado”

João Campos (PSB) e Tabata Amaral (PSB) estão noivos desde novembro de 2025 e se casam no próximo sábado (21)
Plenário do Senado

Senado analisa projetos de lei para limitar uso de recursos públicos no Carnaval

Parlamentares discutem propostas que estabelecem punições para escolas de samba, criam teto para contratações artísticas e outras