O governo do Rio de Janeiro criou uma força-tarefa para minimizar os impactos da onda de calor que atinge a região. A iniciativa mobiliza diversos órgãos estaduais para proteger a população fluminense das temperaturas elevadas.
A secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, declarou, nesta segunda-feira (29/12), que as altas temperaturas já são consideradas uma emergência em saúde pública. Motivada pela situação climática, a força-tarefa implementada pelo governo estadual inclui várias medidas de atendimento.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Entre as ações, o Samu 192 disponibilizará cinco duplas de motolâncias em pontos estratégicos da capital, complementadas por três veículos para atendimentos rápidos. As equipes contarão com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O plano ainda prevê a emissão diária de alertas aos municípios com monitoramento pelo painel Vigidesastres. Outro recurso utilizado é o Painel Monitora RJ – Mapa de Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e conteúdos orientativos para a população.
As 27 UPAs estaduais instalaram pontos de hidratação em áreas externas e adotaram protocolos específicos para pacientes com sintomas relacionados ao calor. Idosos e crianças que apresentarem sinais de desidratação receberão sais de hidratação nestas unidades.
Rio 40 graus
A cidade do Rio e outras regiões do Brasil enfrentam uma sequência de dias com temperaturas elevadas neste final de dezembro. O Sistema Alerta Rio prevê máximas de até 40°C em diversas áreas da capital.
Leia mais: Trégua do calor? Chuva e rajadas de vento devem atingir SP, a partir desta segunda (29)
O impacto do calor já se reflete no sistema de saúde. A rede municipal de urgência e emergência registrou 2.793 atendimentos, possivelmente relacionados às altas temperaturas, entre os dias 23 e 27 de dezembro, período em que a cidade atingiu os níveis de calor 2 e 3.
“Frota da Hidratação”
Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, o governo estadual lançou, no domingo (28/12), a operação “Frota da Hidratação” em locais de grande circulação. A ação distribui 10 mil litros de água potável nas praias da Zona Sul – Leme, Copacabana, Arpoador e Ipanema – e no Parque Madureira, na zona norte da capital.
A partir desta segunda-feira (29), a Cedae ampliou os pontos de hidratação para incluir a Central do Brasil e as estações de trem de Bangu, Campo Grande e Madureira, beneficiando pessoas em situação de rua e passageiros do transporte público.
O Cemaden e o Corpo de Bombeiros mantêm o monitoramento das condições meteorológicas e emitem alertas sobre o calor intenso e a baixa umidade do ar.
