A seleção brasileira e as demais 47 equipes garantidas na Copa do Mundo de 2026 vão conhecer nesta sexta-feira (05/12) seus adversários na fase de grupos. O sorteio será realizado a partir das 14 horas (de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos.
A Fifa vai definir os integrantes de cada um dos 12 grupos (definidos por letras, de A a L), que terão quatro times cada. Também será definida a ordem dos jogos de cada chave.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O Brasil estará no primeiro dos quatro potes, assim como os três países-sede: EUA, Canadá e México. A definição, divulgada na semana passada pela Fifa, ficou assim:
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.
O quarto pote é o único com indefinições. Seis seleções serão definidas após a disputa da repescagem das Eliminatórias, em março de 2026, a poucos meses do início da Copa – será disputada entre 11 de junho e 19 de julho.
Pelas regras do sorteio, cada grupo vai contar com apenas uma seleção de cada confederação, à exceção da Uefa, que reúne as equipes europeias. A Fifa, contudo, colocou o limite de duas seleções da Europa por grupo.
Outra restrição envolve as melhores equipes do mundo. Os quatro times de melhor ranking vão ser colocados em chaves opostas no sorteio, de forma alternada. Assim, a Espanha, atual número 1 do mundo, vai para o lado A da chave. A Argentina, atual campeã mundial e segunda colocada do ranking, será deslocada para o lado B.
A França, número três do mundo, irá para o lado A, enquanto a Inglaterra, quarta equipe do mundo, vai para o lado B.
A Fifa também já definiu os grupos dos países-sede. Os EUA serão alocados no Grupo D, enquanto o Canadá estará no B. O México, que receberá o jogo de abertura da Copa, ficará no Grupo A.
Live no sábado
Nesta sexta, as seleções vão conhecer seus adversários e também a ordem dos jogos em cada grupo. Mas a tabela completa, com horários e locais de cada partida, só será revelada no sábado, em uma live da Fifa a partir das 14 horas (de Brasília).
O evento vai contar com a participação de especialistas e ex-jogadores, que vão comentar os confrontos, locais e horários.
