Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump diz à Noruega que não sente mais obrigação...

Trump diz à Noruega que não sente mais obrigação de pensar apenas na paz

Presidente americano ainda está ressentido com a decisão do Comitê Norueguês de não ter lhe concedido o Prêmio Nobel

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma mensagem escrita ao primeiro-ministro da Noruega, que não se sente mais obrigado a “pensar puramente na paz” por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, e reiterou sua exigência de controle da Groenlândia.

A mensagem, amplamente compartilhada com outras nações pelo governo dos EUA, foi uma resposta a uma breve mensagem enviada a Trump pelo primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, e pelo presidente finlandês, Alexander Stubb, opondo-se à sua decisão de impor tarifas a aliados europeus pela recusa em permitir que os EUA assumam o controle da Groenlândia, afirmou Stoere em um comunicado.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em sua mensagem, Stoere e Stubb apontaram para a necessidade de reduzir a tensão e solicitaram uma conversa telefônica com Trump, segundo comunicado do premiê norueguês. A resposta de Trump veio pouco tempo depois do envio da mensagem.

“Caro Jonas: Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter impedido mais de 8 guerras, não me sinto mais obrigado a pensar apenas na paz, embora ela sempre seja predominante, mas agora posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em sua resposta, vista pela Reuters.

Trump fez campanha abertamente pelo Prêmio Nobel da Paz, que no ano passado foi concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado.

Leia mais: Trump acusa Dinamarca de falhar na proteção da Groenlândia contra ameaça russa

“Expliquei diversas vezes claramente a Trump o fato notório de que é um Comitê Nobel independente, e não o governo norueguês, que concede o prêmio”, disse Stoere.

Corina Machado entregou sua medalha de ouro a Trump durante uma reunião na Casa Branca na semana passada, embora o Comitê Nobel Norueguês tenha afirmado que o prêmio não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.

O Comitê Nobel não respondeu imediatamente a um pedido de comentário na segunda-feira.

Em sua mensagem a Stoere, Trump questionou novamente a soberania dinamarquesa sobre a Groenlândia, dizendo: “A Dinamarca não pode proteger essa terra da Rússia ou da China, e por que eles teriam um ‘direito de propriedade’, afinal?”

“Não há documentos escritos, apenas o fato de que um barco atracou lá há centenas de anos, mas nós também tivemos barcos atracando lá.”

A soberania dinamarquesa sobre a vasta ilha rica em minerais está documentada em uma série de instrumentos legais vinculativos, incluindo um tratado firmado em 1814. Os EUA reconheceram repetidamente que a Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca.

Por John Irish, da Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Corinthians x São Paulo: confira a transmissão da TMC ao vivo

Corinthians x São Paulo: confira a transmissão da TMC ao vivo

O clássico pela terceira rodada do Paulistão 2026 terá cobertura completa no rádio e no YouTube da TMC
Cidadãos da Groenlândia participam de um protesto contra a intenção de Donald Trump administrar a ilha do Ártico

Trump ameaça aliados europeus com tarifas para pressionar compra da Groenlândia

Presidente dos EUA anuncia taxas crescentes sobre produtos do continente e condiciona recuo a acordo com a Dinamarca
Flaco López celebra após marcar o gol que garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Mirassol na Arena Barueri (Fabio Menotti

Flaco López sai do banco e dá vitória ao Palmeiras contra o Mirassol

Após triunfo por 1 a 0 na Arena Barueri, Verdão lidera o Campeonato Paulista com 100% de aproveitamento
Medida afeta oito nações, incluindo Dinamarca, Alemanha e França, gerando reunião de emergência da União Europeia para discutir resposta às pressões americanas

UE marca reunião de emergência após Trump usar tarifa para pressionar por compra da Groenlândia

Medida afeta oito nações, incluindo Dinamarca, Alemanha e França, gerando reunião de emergência da União Europeia para discutir resposta às pressões americanas