O ator brasileiro Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026. A premiação aconteceu neste domingo (11/01) nos Estados Unidos, onde o artista foi reconhecido por sua atuação em “O Agente Secreto”, longa dirigido pelo cineasta Kléber Mendonça Filho.
Esta é a primeira vez que um brasileiro conquista um prêmio na categoria melhor ator de drama. Já na categoria de melhor filme em língua não-inglesa, a vitória não acontecia desde quando “Central do Brasil” levou o prêmo há 27 anos em 1999. Também foi a primeira ocasião em que o Brasil recebe dois troféus em uma única edição do evento.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Wagner Moura superou nomes importantes na disputa, como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. Em seu discurso de agradecimento, o ator destacou o significado da obra.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, declarou Moura ao receber o prêmio.
O ator fez questão de se dirigir ao público de seu país em português: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Na categoria de melhor filme em língua não-inglesa, a atriz Minnie Driver, que apresentou o prêmio, disse “Parabéns” em português antes de anunciar o vencedor.
Ao subir ao palco para receber este primeiro troféu da noite, o diretor Kléber Mendonça Filho começou seu discurso com um “alô, Brasil” e elogiou o protagonista: “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
O cineasta aproveitou a oportunidade para incentivar novos talentos: “Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”.
A partir desta vitória, o filme brasileiro ganha maior projeção no circuito cinematográfico internacional. “O Agente Secreto” também concorre na categoria de melhor filme dramático.
