O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (06/12) que teve uma conversa telefônica longa e substancial com o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, e com o genro do presidente, Jared Kushner.
Zelensky disse que a Ucrânia está comprometida em cooperar com os Estados Unidos na busca por uma paz duradoura e justa, e que já foram definidos próximos passos e formatos para negociações entre os dois países.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Witkoff e Kushner estiveram em Miami nesta semana, onde mantiveram dois dias de encontros com o ministro da Defesa ucraniano e negociador sênior, Rustem Umerov. As discussões foram descritas como construtivas por ambas as partes, com foco em uma solução viável para encerrar o conflito com a Rússia.
Antes disso, Witkoff também esteve em Moscou, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin. Agora, Zelensky aguarda em Kiev um relatório detalhado das conversas, que será apresentado pessoalmente por Umerov.
Segundo Zelensky, nem tudo pode ser resolvido por telefone, e as equipes dos dois lados vão trabalhar em conjunto para avaliar propostas concretas sobre segurança, reconstrução e medidas rumo à paz. Ele reforçou que a prioridade da Ucrânia é a viabilidade real das ações propostas.
Leia mais: Rússia ataca infraestrutura da Ucrânia e provoca apagões em 8 regiões
