Henrique Braun, atual diretor de operações (COO) da Coca-Cola, assumirá o cargo de CEO global da companhia em 31 de março de 2026.
A multinacional de bebidas anunciou a nomeação nesta quinta-feira (11/12), confirmando que o executivo com dupla nacionalidade (americana e brasileira) substituirá James Quincey no comando da empresa.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O novo CEO ingressou na Coca-Cola em 1996 como trainee na área de Engenharia Global em Atlanta, sede mundial da companhia. Durante sua trajetória de quase três décadas na empresa, Braun acumulou experiências em operações, marketing, inovação, cadeia de suprimentos e gestão de engarrafadores em diversos mercados estratégicos.
A ascensão de Braun ocorreu gradualmente nos últimos anos. Em 2024, ele foi eleito vice-presidente executivo e, no início de 2025, tornou-se diretor de operações, posição que o colocou à frente de todos os mercados da Coca-Cola no mundo.
O executivo tem formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de mestrado em ciência pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University. Apesar de nascido na Califórnia, foi criado no Brasil, mantendo forte conexão com o país.
Entre 2013 e 2016, Braun liderou a operação da Coca-Cola para Grande China e Coreia. Posteriormente, presidiu a Coca-Cola Brasil de 2016 a 2020, assumindo em seguida a liderança da Coca-Cola América Latina até 2022. Nos anos seguintes, atuou como presidente de Desenvolvimento Internacional, responsável por unidades operacionais que abrangiam América Latina, Japão e Coreia, Sudeste Asiático, China e Mongólia, África, Índia, Oriente Médio e Eurásia.
As ações da Coca-Cola acumularam alta de quase 63% desde que James Quincey assumiu a presidência em 2017. O atual CEO permanecerá como chairman executivo após deixar o cargo. Durante sua gestão, a empresa ampliou o foco em bebidas sem açúcar, produtos premium e realizou aquisições em segmentos como leite, café, água com gás e energéticos.
A empresa ainda não divulgou detalhes sobre possíveis mudanças estratégicas que Braun implementará quando assumir o cargo.
“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun em comunicado divulgado pela empresa.
Leia mais: Vendaval deixa 232 semáforos apagados em São Paulo nesta quinta-feira
