Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaCamex zera tarifa de importação para mais de 1 mil...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Colegiado aplica medidas antidumping contra China

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nessa quinta-feira (12/02) a redução a zero do Imposto de Importação para mais de 1 mil produtos, além da aplicação de novas medidas de defesa comercial.

Ao todo, foram concedidos 1.059 ex-tarifários, mecanismo que reduz temporariamente a alíquota de importação quando não há produção nacional equivalente. Desse total, 421 são para bens de capital e de informática e 638 para autopeças.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Segundo o colegiado, a medida busca ampliar investimentos e reduzir custos para a indústria ao permitir a importação de máquinas, equipamentos e componentes sem similar fabricado no país.

Além dos ex-tarifários, o Gecex zerou a alíquota de importação para 20 insumos utilizados pelos setores industrial e agropecuário, bem como para dois produtos finais.

As isenções abrangem itens ligados às áreas de saúde, energia, eletrodomésticos, setor automotivo e alimentação animal, entre outros segmentos.

Medidas antidumping

Na mesma reunião, o comitê aprovou a aplicação de três novos direitos antidumping, com o objetivo de proteger a indústria nacional contra importações consideradas desleais.

No setor de dispositivos médicos, foi determinada a aplicação de direito antidumping por cinco anos sobre agulhas hipodérmicas originárias da China.

Já na área siderúrgica, o Gecex aprovou medidas contra laminados planos a frio e laminados planos revestidos, também provenientes da China.

As medidas têm como objetivo neutralizar prejuízos causados por produtos importados a preços abaixo do valor de mercado.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) não detalhou os produtos com alíquotas zeradas nem as medidas antidumping. Apenas informou que os itens serão conhecidos após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer nos próximos dias.

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Empresa do segmento atacado deixou de pagar valor bilionário ao BB no quarto trimestre de 2025
Revista britânica diz que “mundo rico” deve temer “brasileirização” de suas economias

Revista britânica diz que “mundo rico” deve temer “brasileirização” de suas economias

O fenômeno descrito pelo portal The Economist é caracterizado por complicações na gestão da dívida pública por conta de juros elevados
Arte de pessoa no computador lendo lista de nomes do IBGE

Serviços caem 0,4% em dezembro após nove altas seguidas, mas fecham 2025 em crescimento

Setor de transportes foi o principal responsável pela retração no último mês do ano, com queda de 3,1% em todos os modais
Brasil estuda criar cotas de exportação de carne bovina para a China após novas tarifas

Brasil estuda criar cotas de exportação de carne bovina para a China após novas tarifas

Ministério da Agricultura planeja sistema para organizar setor exportador diante de sobretaxa de 55% imposta por Pequim a volumes que excedam limites