Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaFebraban "fecha o tempo" contra bets irregulares e anuncia...

Febraban “fecha o tempo” contra bets irregulares e anuncia medidas

Órgão elencou medidas de monitoramento e combate para bancos e instituições financeiras contra contas abertas de forma ilícita

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, nesta segunda (27/10), que irá endurecer as medidas para combater contas irregulares de bets e contas “laranjas”. O anúncio faz parte da Autorregulação da Febraban.

Contas abertas por e para bets que não têm autorização da Secretaria de Prêmio e Apostas (SPA), vinculada ao Ministério da Fazenda, serão fechadas e terão suas movimentações bloqueadas.

Além das contas de bets irregulares, o órgão afirma que os bancos brasileiros fecharão dois tipos de contas ilícitas: as chamadas “contas frias”, abertas de forma ilegal e sem que o suposto titular da conta saiba, e as contas laranjas, abertas no nome de uma pessoa que serve de fachada para que outros utilizem a conta.

Conforme as novas regras, entre outras, os bancos estarão obrigados a adotar políticas rígidas e critérios próprios para monitorar e verificar as contas irregulares, recusar transações, reportar ao Banco Central e permitir o compartilhamento das informações entre instituições financeiras, bem como efetuar comunicados ao titular da conta.

Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirmou em nota oficial que “não podem, de forma alguma, permitir a abertura e a manutenção de contas [laranjas, frias e de bets ilegais]”.

As medidas da Febraban também fazem parte de uma via capilar da Operação Carbono Oculto, chefiada pela Polícia Federal e buscando combater as atividades ilícitas do PCC, maior facção criminosa do país.

Notícias que importam para você

Lula passa a presidência pró-tempore do Mercosul para o presidente paraguaio Santiago Peña em cerimônia realizada em Foz do Iguaçu

Entenda os próximos passos do acordo entre Mercosul-UE e como o Brasil pode ser beneficiado

Decisão abre caminho para assinatura do tratado em janeiro, mas texto ainda depende de ratificação nos dois blocos
Aneel divulga calendário de bandeiras tarifárias para 2026

Aneel divulga calendário de bandeiras tarifárias para 2026

Agência publicou cronograma com datas de anúncio das tarifas mensais de energia. Bandeira verde vigora em janeiro, sem custos extras para consumidores
Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Washington

Acordo Mercosul-UE: ex-embaixador destaca ganho geopolítico e rebate protecionismo europeu

A aprovação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia pelo Parlamento Europeu, ocorrida nesta sexta-feira (9/1/2026),...