Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaFebraban "fecha o tempo" contra bets irregulares e anuncia...

Febraban “fecha o tempo” contra bets irregulares e anuncia medidas

Órgão elencou medidas de monitoramento e combate para bancos e instituições financeiras contra contas abertas de forma ilícita

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, nesta segunda (27/10), que irá endurecer as medidas para combater contas irregulares de bets e contas “laranjas”. O anúncio faz parte da Autorregulação da Febraban.

Contas abertas por e para bets que não têm autorização da Secretaria de Prêmio e Apostas (SPA), vinculada ao Ministério da Fazenda, serão fechadas e terão suas movimentações bloqueadas.

Além das contas de bets irregulares, o órgão afirma que os bancos brasileiros fecharão dois tipos de contas ilícitas: as chamadas “contas frias”, abertas de forma ilegal e sem que o suposto titular da conta saiba, e as contas laranjas, abertas no nome de uma pessoa que serve de fachada para que outros utilizem a conta.

Conforme as novas regras, entre outras, os bancos estarão obrigados a adotar políticas rígidas e critérios próprios para monitorar e verificar as contas irregulares, recusar transações, reportar ao Banco Central e permitir o compartilhamento das informações entre instituições financeiras, bem como efetuar comunicados ao titular da conta.

Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirmou em nota oficial que “não podem, de forma alguma, permitir a abertura e a manutenção de contas [laranjas, frias e de bets ilegais]”.

As medidas da Febraban também fazem parte de uma via capilar da Operação Carbono Oculto, chefiada pela Polícia Federal e buscando combater as atividades ilícitas do PCC, maior facção criminosa do país.

Notícias que importam para você

Fachada do prédio que é a sede do BRB, em Brasília

Justiça afasta presidente e diretor do BRB; banco diz que segue operando normalmente

Sentenças foram expedidas durante Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (18/11)
imagem do Fernando Haddad

Haddad diz que processo sobre Master “deve ser robusto” para BC decidir por liquidação

Ministro disse que Fazenda está à disposição do BC em investigação sobre instituição de Vorcaro
Fachada do Banco Master

Banco Central decreta liquidação do Banco Master poucas horas após acordo com árabes

Na segunda, consórcio liderado pelo grupo Fictor e investidores dos Emirados Árabes Unidos anunciou acordo para comprar a instituição financeira