Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaGalípolo confirma que Banco Central deve iniciar corte da...

Galípolo confirma que Banco Central deve iniciar corte da Selic em março

Durante evento em São Paulo, chefe da autoridade monetária defende cautela na separação entre ruídos e sinais econômicos para garantir a confiança no próximo ciclo

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, repetiu nesta quarta-feira que a instituição pretende começar a “calibragem” da taxa de juros a partir de março, mas evitou dar sinais sobre o que será feito no restante do ano.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A partir de janeiro, a gente decide sinalizar que antevê, em se confirmando o cenário, essa calibragem da política monetária, a partir de março, justamente para que a gente consiga reunir mais confiança para iniciar este ciclo”, comentou Galípolo em referência à sinalização, dada no último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), de que o ciclo de cortes da Selic começará no próximo mês.

Ele defendeu que a instituição tenha “serenidade” em suas decisões para o restante do ano, que serão tomadas a partir dos dados econômicos, sob pena de prejudicar a própria política monetária.

“Serenidade significa que o BC está mais para um ‘transatlântico’ que para um ‘jet ski’“, comparou Galípolo durante evento do BTG Pactual, em São Paulo. “Temos que ter serenidade para separar o que é ruído e o que é sinal”, acrescentou.

Leia Mais: Haddad critica atual nível do juro real no Brasil e diz que é importante “cuidar” do BC

Em janeiro, o BC manteve a Selic em 15% ao ano, mas sinalizou a intenção de iniciar o ciclo de cortes em março. No mercado, as apostas majoritárias são de que o Copom iniciará o ciclo com corte de 50 pontos-base da taxa básica.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem aponta para números em painel da bolsa de valores

Ibovespa bate recorde e ultrapassa 190 mil pontos; dólar cai

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, registrou alta de 2,14% nesta quarta-feira (11/2), alcançando 189.911 pontos e estabelecendo novo recorde histórico.
Senado pode aprimorar salvaguardas do acordo entre Mercosul e UE, diz Alckmin

Senado pode aprimorar salvaguardas do acordo entre Mercosul e UE, diz Alckmin

Senadora Tereza Cristina (PP-MS) disse que representantes dos setores de laticínios e de vinhos estão preocupados com efeitos do acordo
Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025

Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025

Pré-sal puxa alta histórica e vendas externas sobem 27%
Aloizio Mercadante recebe prêmio

Presidente do BNDES anuncia investimento de R$ 300 bilhões; saiba detalhes

Aloizio Mercadante explicou que serão feitos oito leilões para ferrovias em 2026, com investimento subsequente em infraestrutura