Quem tem carro ou moto já pode consultar as regras do IPVA no site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do estado onde o seu veículo está registrado. A maior parte dos estados concede um pequeno desconto para o pagamento à vista ou o pagamento em poucas vezes.
Em São Paulo, por exemplo, são 3% de desconto à vista ou dá para parcelar em até cinco vezes. Já no Rio de Janeiro, segue a mesma regra de desconto de 3%, mas só parcela em até três vezes. Mas, por se tratar de um imposto estadual, cada estado tem sua regra.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Quem tem conta no banco PicPay consegue parcelar o pagamento do IPVA 2026 em até 12 vezes usando qualquer cartão de crédito. E se a pessoa precisa de um prazo maior para se organizar, tem a possibilidade de usar o PicPay Card, que é o cartão de crédito do PicPay, e parcelar em até 24 vezes.
E não é só o IPVA. No aplicativo também dá para consultar multas em atraso e até pagar o licenciamento, tudo na mesma aba que chama área de veículos. Tudo de forma muito intuitiva e descomplicada.
Leia mais: Veja quais veículos não pagarão IPVA em 2026
