Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaNão sou caloteiro, sou gastador, diz Fernando Haddad em...

Não sou caloteiro, sou gastador, diz Fernando Haddad em evento

"Prefiro ser criticado por gastar demais do que por dar calote”, disse o ministro durante homenagem no Instituto dos Advogados de São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou nesta sexta-feira (24) como “ilegal, inconstitucional e irracional” a decisão de adiar o pagamento dos precatórios. Os precatórios são dívidas judiciais reconhecidas contra o poder público.

A declaração foi feita durante um evento sobre o tema em São Paulo, onde o ministro afirmou que, por esse motivo, a União decidiu não aderir à emenda constitucional que muda as regras de quitação dessas dívidas.

Segundo Haddad, o governo federal tem capacidade de financiamento superior à de estados e municípios e não deve seguir o mesmo caminho. “Além de ilegal e inconstitucional, é irracional a decisão de não pagar as dívidas federais. Prefiro ser criticado por gastar demais do que por dar calote”, disse o ministro.

Ele ressaltou que o não pagamento dos precatórios pode prejudicar o país, afetando sua credibilidade e o respeito às decisões judiciais.

Leia mais: Governo arrecada “auxílio aluguel” para países pobres na COP30

Durante o Seminário de Precatórios promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Haddad foi homenageado por sua atuação na regularização desses pagamentos.

A emenda constitucional, promulgada em setembro pelo Congresso Nacional, retirou os precatórios federais do limite de gastos a partir de 2026 e criou novas regras para estados e municípios, permitindo que as dívidas sejam parceladas e pagas em prazos maiores.

A mudança, porém, foi criticada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a medida permite adiamento indefinido e desvalorização dos créditos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Medo do metanol impõe prejuízo a bares e restaurantes de SP: “Somos vítimas”

Medo do metanol impõe prejuízo a bares e restaurantes de SP: “Somos vítimas”

Em entrevista à TMC, dono de bar relatou prejuízo de até 80% no setor de bebidas destiladas
Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025

Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025

Dos quatro itens que compõem o Boletim Focus, três mantiveram suas projeções para 2025 estáveis: PIB, câmbio e taxa...
Ferramentas de construção sobre plantas arquitetônicas. Imagem ilustrativa de reformas e projetos habitacionais.

Governo lança linha de crédito de R$ 40 bilhões para reformas — confira regras e valores

Nova linha de financiamento do Minha Casa, Minha Vida oferece até R$ 30 mil por família para reformas e ampliações, com juros reduzidos e prazos de até 60 meses
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira

Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático torna-se obrigatório nesta segunda-feira (13). Lançada...