Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaNubank recebe aval condicional para operar como banco nos...

Nubank recebe aval condicional para operar como banco nos EUA

Autorização do OCC permite criação de banco nacional e marca avanço na estratégia internacional da fintech

O Nubank anunciou nesta quinta-feira (29/01) que recebeu aprovação condicional do regulador bancário dos Estados Unidos para operar como banco no país. A autorização foi concedida pelo Office of the Comptroller of the Currency (OCC) para a criação de um novo banco nacional, o Nubank, N.A.

Com a licença completa, a instituição poderá oferecer contas de depósito, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e serviços de custódia de ativos digitais no mercado norte-americano. O pedido para operar como banco nacional nos EUA foi apresentado ao OCC em 30/09/2025.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em comunicado, o fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, afirmou que a aprovação representa um avanço na estratégia internacional da empresa, mas não altera o foco nos principais mercados da América Latina. Segundo ele, a iniciativa permite testar, nos Estados Unidos, um modelo de serviços financeiros digital e centrado no cliente, enquanto a companhia segue priorizando Brasil, México e Colômbia.

A operação nos Estados Unidos será liderada pela cofundadora Cristina Junqueira, que se mudou para o país para comandar o desenvolvimento do negócio. O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, será o presidente do conselho de administração do novo banco. Para Junqueira, a aprovação federal é um passo relevante no processo de consolidação do Nubank no mercado norte-americano.

Com a licença condicional, o Nubank entra agora na fase de organização do banco, período em que ainda precisa obter autorizações adicionais da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e do Federal Reserve. A expectativa é capitalizar a operação em até 12 meses e inaugurar o banco em até 18 meses, conforme exigido pelos reguladores.

O processo faz parte do plano da empresa de estabelecer hubs estratégicos nos Estados Unidos, incluindo Miami, a região da Baía de São Francisco, o norte da Virgínia e o Research Triangle, na Carolina do Norte.

Leia mais: Câmara aprova corte de benefícios fiscais e aumento da taxação de bets e fintechs

Fundado em 2013 e com sede em São Paulo, o Nubank atende cerca de 127 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A subsidiária Nu México recebeu autorização para se organizar como banco em abril de 2025 e aguarda liberação para iniciar as operações.

No Brasil, o Nubank atua como instituição financeira totalmente regulamentada desde 2016 e anunciou a intenção de obter uma licença bancária plena em 2026. Nos Estados Unidos, as ações da empresa são negociadas na Bolsa de Nova York desde 2021, sob o código NU.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, pior saldo desde 2020

Caged aponta desaceleração na geração de vagas; ministro atribui desempenho à Selic elevada, apesar do desemprego em mínima histórica
Dinheiro

Governo central tem déficit de R$ 13 bi em 2025 e cumpre meta fiscal

Tesouro Nacional anuncia resultado dentro da margem de tolerância de 0,25% do PIB, mas déficit total chega a R$61,691 bilhões quando consideradas todas as despesas
Fachada do BRB - Banco de Brasília

Marcelo Talarico e Luis Resende abandonam conselho de administração do BRB

As renúncias acontecem duas semanas depois que o seu acionista controlador, o governo do Distrito Federal, convocou uma assembleia para eleger novo conselho de administração