Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaPrévia do PIB volta a subir e atinge marca...

Prévia do PIB volta a subir e atinge marca de 0,4%, diz BC

No acumulado do ano, o indicador ficou positivo em 2,6% e, em 12 meses, registrou alta de 3,2%

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no mês de agosto deste ano, de acordo com informações divulgadas, nesta quinta-feira (16), pelo Banco Central (BC). 

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,4% em agosto, em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Na comparação com agosto de 2024, houve variação positiva de 0,1%, sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais. No acumulado do ano, o indicador ficou positivo em 2,6% e, em 12 meses, registrou alta de 3,2%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 15% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.

A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Entenda o IBC-Br

Divulgado mensalmente, o IBC-Br emprega metodologia diferente da utilizada para medir o PIB, o indicador oficial da economia brasileira divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Segundo o BC, o índice “contribui para a elaboração de estratégia da política monetária” do país, mas “não é exatamente uma prévia do PIB.”

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Puxada pelas expansões dos serviços e da indústria, no segundo trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 0,4%.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

Notícias que importam para você

Carrinho de compras cheio de caixas de papelão empilhadas, cercado por mais pacotes espalhados no chão brilhante, sobre um fundo azul claro que remete ao ambiente de compras online ou promoções.

Black Friday ou Black November: como o sentido da data mudou no Brasil?

Nos Estados Unidos, o dia das grandes promoções tinha como foco a queima de estoque, mas o varejista brasileiro entendeu que a consumidor aqui tem hábitos diferentes
Loja em Osasco abre suas portas para seus clientes dando início a Black Friday.

Do desastre ao desconto: a origem caótica da Black Friday que o mundo abraçou

Entenda como um termo associado a tragédias se transformou no maior evento do varejo
Nova geração transforma perfil de empreendedores no Brasil, aponta estudo da Visa e BMC

Nova geração transforma perfil de empreendedores no Brasil, aponta estudo da Visa e BMC

Pesquisa Panorama PME Brasil 2025 revela crescimento da Gen Z no comando de PMEs e mudanças no uso de serviços financeiros