Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaRecebeu dinheiro no Pix por engano? Entenda por que...

Recebeu dinheiro no Pix por engano? Entenda por que isso pode ser crime

Mulher usou R$ 48 mil que recebeu via Pix por engano para reformar a casa e responde a um processo; veja o que a lei prevê nesses casos

Em São Paulo, um caso recente fez com que ressurgisse um alerta sobre o que pode acontecer quando alguém decide não devolver um dinheiro recebido por engano.

Uma mulher, após receber R$ 48 mil por Pix, utilizou o valor para reformar sua casa e comprar móveis. O dinheiro, no entanto, era para ter sido enviado a uma construtora. Como as tentativas de contato da empresa não deram em nada, o caso foi parar na polícia e a mulher agora, responde a um processo judicial.

Leia também: Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

Quando o erro vira crime?

Situações como essa estão se tornando cada vez mais comuns na era dos pagamentos instantâneos. Receber um valor de tal forma e não devolvê-lo é uma atitude que passa por complicações bem sérias.

O sistema jurídico brasileiro prevê dois tipos de responsabilização. Um deles é o criminal, que trata a conduta como delito, e outro é o civil, que determina o dever de restituição e pode incluir o pagamento de indenizações.

Cédulas de dinheiro
Recebeu dinheiro por engano? Saiba o que fazer (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Qual é o crime, afinal?

Muitos associam esse tipo de caso ao crime de apropriação indébita, descrito no Art. 168 do Código Penal, mas o enquadramento correto é outro. Isso ocorre quando alguém se apodera de um bem que recebeu de forma legítima, como um funcionário que ficou com algo da empresa após ser demitido e não devolveu. A pena é de um a quatro anos, além de multa.

No entanto, quando o valor é transferido por erro, o enquadramento passa a ser o do Art. 169, referente à “apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza”. Nessa situação, a punição é menor, com pena de um mês a um ano ou multa.

Leia também: Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Ainda assim, o crime se configura se a pessoa, mesmo ciente do engano, decide se apropriar do dinheiro recebido.

Consequências envolvidas

O lado penal não é o único que pesa. Na parte civil, a devolução do valor é obrigatória, com correção monetária e juros. Tribunais também determinam o pagamento de indenizações por danos morais em casos de recusa, aumentando o prejuízo.

Recebi um Pix por engano: o que fazer?

Faça tudo com transparência e rapidez. Não utilize o valor e não realize nenhuma transação com ele. O caminho mais seguro é usar a função de devolução disponível no aplicativo bancário, que geralmente aparece como “Devolver Valor”ou “Estornar Pix”, conforme mostra o portal Click Petróleo e Gás.

Também é importante não enviar um novo Pix para quem afirma ter feito a transferência errada. Golpistas costumam usar essa tática para enganar vítimas com comprovantes falsos.

Enviei um Pix errado: como recuperar?

Se o engano foi seu, tente entrar em contato com o destinatário. Caso não tenha respostas, comunique imediatamente seu banco. As instituições não podem cancelar o Pix, mas registram o caso e devem intermediar a comunicação com o outro banco.

Leia também: Trabalhador por aplicativo ganha mais, porém tem jornadas mais longas

Se a devolução não ocorrer, registre um boletim de ocorrência. O documento formaliza o caso e é importante para comprovar o crime previsto no Art. 169.

Para valores de até 40 salários mínimos, é possível recorrer ao Juizado Especial Cível, que costuma ter processos mais rápidos e com gastos menores.

Notícias que importam para você

Carrinho de compras cheio de caixas de papelão empilhadas, cercado por mais pacotes espalhados no chão brilhante, sobre um fundo azul claro que remete ao ambiente de compras online ou promoções.

Black Friday ou Black November: como o sentido da data mudou no Brasil?

Nos Estados Unidos, o dia das grandes promoções tinha como foco a queima de estoque, mas o varejista brasileiro entendeu que a consumidor aqui tem hábitos diferentes
Loja em Osasco abre suas portas para seus clientes dando início a Black Friday.

Do desastre ao desconto: a origem caótica da Black Friday que o mundo abraçou

Entenda como um termo associado a tragédias se transformou no maior evento do varejo
Nova geração transforma perfil de empreendedores no Brasil, aponta estudo da Visa e BMC

Nova geração transforma perfil de empreendedores no Brasil, aponta estudo da Visa e BMC

Pesquisa Panorama PME Brasil 2025 revela crescimento da Gen Z no comando de PMEs e mudanças no uso de serviços financeiros