O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (30/01) que escolheu o ex-diretor do Federal Reserve (Fed) Kevin Warsh para chefiar o banco central do país.
Trump fez uma publicação na sua página da sua rede social Truth Social e parabenizou Warsh. “Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele entrará para a história como um dos grandes presidentes do Fed, talvez o melhor. Além de tudo, ele é do “elenco principal” (ideal para o cargo) e nunca vai decepcionar.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Veja publicação:
O Fed é considerado há muito tempo como uma força estabilizadora nos mercados financeiros globais, em grande parte devido à sua independência da política.
Os esforços crescentes de Trump para testar essa independência, incluindo a decisão do Departamento de Justiça, em janeiro, de abrir uma investigação criminal sobre Powell, prepararam o terreno para um processo de confirmação desafiador no Senado para qualquer sucessor.
Isso também abriu a porta para a possibilidade de Powell, que chamou a investigação criminal de pretexto para pressionar o Fed a definir a política monetária conforme o presidente deseja, optar por permanecer no Fed mesmo após o término de seu mandato como chair, em uma tentativa de proteger o Fed da influência política.
A nomeação encerra um processo de meses que muitas vezes se assemelhou a uma audição pública, já que Warsh, o assessor econômico da Casa Branca Kevin Hassett e outros candidatos — incluindo o atual diretor do Fed Christopher Waller e Rick Rieder — apareceram regularmente na televisão para divulgar suas credenciais e apresentar suas ideias sobre a economia e a política monetária do Fed.
*com informações da Reuters
