O dublador, comediante e ator Nizo Neto é o entrevistado desta quinta-feira (29/1) no Sobremesa, da TMC.
Famoso por dar voz a personagens icônicos de “Caverna do Dragão”, “UP Altas Aventuras”, “As Branquelas” e “A Era do Gelo”, Nizo Neto revela fala sobre bastidores da dublagem, o crescimento da profissão e a opinião dele sobre o uso de IA.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Francisco Anysio de Oliveira Paula Neto, de nome artístico Nizo Neto, começou a carreira cedo e hoje, com 61 anos, vê a dublagem como um caso de sucesso no Brasil: “Eu comecei a trabalhar com sete anos e com 14 já tinha meu DRT. Antes a dublagem era uma coisa menor, obscura, considerada final de carreira. Hoje em dia cresceu muito, especialmente com o boom da internet e do movimento geek”.
Atualmente, o Brasil é considerado o país com uma das melhores dublagens do mundo, perdendo apenas para a Itália, criadora da dublagem.
Na conversa com os apresentadores Ju Querido, Lucas Salles e Marcelo Batista, Nizo Neto fala da importância da dublagem no país: “O Brasil tem muita tradição de dublagem, faz muito parte da nossa cultura. Todos nós crescemos ouvindo filme dublado”
Por trás do sucesso, há também muito trabalho e dedicação, como explica o ator e comediante: “A dublagem é um trabalho super especializado, é necessário ter o DRT de ator para trabalhar. Você tem que realmente ser bom para criar um personagem em cima de outro”, afirma Nizo Neto.
Para ele, a boa dublagem é aquela que parece ser “transparente”, ou seja, quando não parece que está sendo dublado.
Com o avanço da Inteligência Artificial, o trabalho do dublador continuará essencial, segundo Nizo Neto: “A IA vai afetar o nosso ramo com certeza, mas acho que não vai acabar com a nossa profissão por que a dublagem depende muito do improviso e da emoção. E isso a IA pro enquanto não consegue fazer”.
Apesar de estar há anos na profissão, Nizo Neto revela que prefere assistir filmes legendados: “Não consigo relaxar vendo filme dublado, por que fico tentando dirigir a dublagem o tempo todo, questões de tradução me irritam”.
A entrevista completa com Nizo Neto está disponível no YouTube da TMC.
O Sobremesa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, com transmissão direta dos estúdios da TMC, antiga Transamérica. Cada edição contará com a participação de um convidado, que se junta aos apresentadores para discutir os principais assuntos do dia.
Leia mais: No Sobremesa, Barbara Gancia fala sobre sobriedade, polêmicas e ódio nas redes sociais
