Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro destacaram-se entre as quatro escolas que desfilaram na segunda noite do Grupo Especial do carnaval carioca. Os desfiles aconteceram entre a noite de segunda-feira (16/02) e a madrugada de terça-feira (17/02) na Marquês de Sapucaí, com apresentações também da Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca. Todas as agremiações cumpriram o limite máximo de 80 minutos estabelecido para cada apresentação.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Mocidade Independente de Padre Miguel
A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a noite com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, celebrando o legado da cantora brasileira. A escola verde e branco apresentou um abre-alas com o rosto da artista e não utilizou penas verdadeiras nas fantasias, respeitando o ativismo de Rita pela causa animal.
Um dos carros alegóricos da Mocidade incluiu cães e gatos, com homenagem ao cão Orelha, agredido e morto em Florianópolis no início de janeiro. O último carro representou a música “Lança Perfume”, um dos sucessos de Rita Lee nos bailes carnavalescos, com um grande arlequim verde e a presença do viúvo da cantora, Roberto de Carvalho.
Beija-Flor traz ritual do Bembé do Mercado
A Beija-Flor, atual campeã do carnaval carioca, desfilou em seguida com o enredo “Bembé”, retratando o Bembé do Mercado, cerimônia de candomblé realizada há mais de 130 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
A comissão de frente da escola apresentou uma procissão de pescadores carregando um barco que, ao se erguer na vertical, revelava a Mãe da Água. O abre-alas representou rituais de purificação, com beija-flores gigantes, aves brancas e máscaras ancestrais.
A segunda parte do conjunto alegórico exibiu tons de azul e dourado, fazendo referência a Oxum e Iemanjá. A escola transformou a avenida em um ritual de macumba, com carros representando as etapas dessa tradição afro-brasileira.
Viradouro homenageia Mestre Ciça
A Unidos do Viradouro foi a terceira escola a entrar na avenida, já na madrugada de terça-feira (17/02), com o enredo “Pra Cima, Ciça”. A comissão de frente trouxe elementos clássicos dos ritmistas, como pandeiro, apito e tambores. O início da apresentação contou com Vitor Gabriel interpretando o Mestre Ciça quando criança.
Um momento marcante ocorreu quando dois grandes apitos da comissão de frente se uniram para formar a Praça da Apoteose, revelando o próprio Mestre Ciça, que participou da apresentação saudando o público. A atriz Juliana Paes retornou como rainha de bateria da escola, conduzindo os ritmistas vestidos de vermelho e branco.
A Viradouro também recriou um momento histórico de 2007, quando sua bateria subiu em um carro alegórico pela primeira vez na história do carnaval, reproduzindo essa imagem emblemática na apresentação deste ano.
Unidos da Tijuca encerra a noite com Carolina Maria de Jesus
A Unidos da Tijuca encerrou a segunda noite com um enredo sobre Carolina Maria de Jesus, baseado em sua obra “Quarto de Despejo”. A comissão de frente trouxe uma representação da escritora, com o carrinho que ela usava para coletar materiais nas ruas se transformando em seu quarto na favela onde morava.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira resgatou uma tradição mais antiga ao se vestir com o símbolo da escola, o pavão. Durante seu desfile, a agremiação narrou a trajetória completa de Carolina Maria de Jesus, desde sua infância em Minas Gerais até os períodos antes, durante e após a publicação do livro que a consagrou.
Próximos desfiles
O ciclo de apresentações do Grupo Especial será concluído na noite desta terça-feira (17/02) e madrugada de quarta (18/02), quando desfilarão Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
Os desfiles do Grupo Especial tiveram início no domingo (15/02), quando Imperatriz Leopoldinense e Estação Primeira de Mangueira se destacaram, junto com apresentações da Acadêmicos de Niterói e Portela.
Leia mais: Anac notifica Portela e Liesa por uso de drone com pessoa a bordo
