A cantora Daniela Mercury comandou neste domingo (22/02) o bloco Pipoca da Rainha na Rua da Consolação, região central de São Paulo, marcando o encerramento do pós-Carnaval na capital. Em 2026, o bloco completou 10 anos de desfiles na cidade.
A artista chegou por volta das 13h, horário da concentração, e iniciou o cortejo às 14h. A previsão era de que a apresentação seguisse até as 18h. Em poucos minutos, uma multidão ocupou uma das principais rotas carnavalescas paulistanas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
No repertório, a baiana incluiu sucessos que marcaram sua carreira e a história do axé, como “Nobre Vagabundo”, escolhida para abrir a apresentação, além de “Swing da Cor” e “Canto da Cidade”. Segundo divulgado, o setlist da despedida do Carnaval previa mais de 100 músicas.
Tema feminino e defesa da democracia
Neste ano, Daniela destacou o poder das mulheres como tema central do bloco. Antes de subir ao trio, comentou sobre os desafios enfrentados por mulheres que lideram grandes projetos e afirmou que, muitas vezes, ainda é necessário o suporte de homens para que iniciativas avancem.
Durante a apresentação, também defendeu a importância da democracia, especialmente em ano eleitoral. A cantora afirmou que a democracia é “preciosa” e relacionou o fortalecimento das mulheres à ampliação e à qualidade do regime democrático.
Leia mais: Monobloco encerra o Carnaval de rua do Rio com homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil
Recordações do primeiro desfile
Ao celebrar os 10 anos do bloco em São Paulo, Daniela relembrou o primeiro desfile na cidade, descrito por ela como um dos momentos mais marcantes da carreira. Segundo a artista, a estreia ocorreu de forma espontânea e reuniu uma multidão, em um episódio que definiu como “mágico”.
Ela também recordou uma edição marcada por forte chuva na capital e elogiou a resiliência dos foliões paulistanos, comparando a energia do público à da Bahia.
