O centro da capital de Pernambuco parou para reverenciar os mais novos bonecos gigantes do ator Wagner Moura e do diretor Kleber Mendonça Filho. A apresentação oficial das peças aconteceu nesta terça-feira (03/02), na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. Acompanhadas por uma orquestra, as alegorias desfilaram ao som de muito frevo.
Com cerca de quatro metros de altura, as peças foram confeccionadas pela Embaixada dos Bonecos Gigantes e devem desfilar durante a folia. Embora o prazo tradicional seja de dois meses para a produção das figuras, os bonecos foram concluídos em aproximadamente 40 dias.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Bem-humorado, por meio das redes sociais, o diretor do longa-metragem “O Agente Secreto” brincou com a novidade.“Não me perguntaram, não pediram autorização, acho uma esculhambação. Viramos eu e Wagner Moura boneco gigante no carnaval. Adoro ♥️😍😂🥹”, afirmou Kleber Mendonça Filho.
Esta não é a primeira vez que o cinema brasileiro é homenageado na folia de pernambuco. No ano passado, um outro artista, conhecido como Mestre Camarão, foi responsável por produzir, neste caso, uma boneca, em homenagem à atriz Fernanda Torres, vencedora na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por “Ainda Estou Aqui”, no Globo de Ouro, em 2025. Ele também está produzindo bonecos do diretor e do ator principal do filme “O Agente Secreto”.
História
Acredita-se que os Bonecos Gigantes tenham surgido na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos. Em 1932, a tradição alcançou as ladeiras de Olinda, com a criação do icônico Homem da Meia-Noite, confeccionado pelo pintor Luciano Anacleto e pelo entalhador Benedito Bernardino da Silva.
Leia mais: Em vídeo, Kleber Mendonça Filho agradece fãs e comemora sucesso de “O Agente Secreto”
