Não foi somente o filme “O Agente Secreto” que brilhou nas indicações ao Oscar nesta quinta-feira (22/01). Adolpho Veloso, de 37 anos, foi indicado na categoria Melhor Fotografia pelo seu trabalho em “Sonhos de Trem”.
O diretor de fotografia vem se destacando nas premiações que antecedem o Oscar. No início do mês, ele recebeu o prêmio de Melhor Fotografia por “Sonhos de Trem“, da Netflix, no Critics Choice Awards 2026.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
No dia 15 de março, Veloso vai concorrer com quatro pesos-pesados para tentar ficar com o prêmio. Também estão na briga “Frankenstein” (Dan Laustsen), “Marty Supreme” (Darius Khondji), “Uma Batalha após a outra” (Michael Bauman) e “Pecadores” (Autumn Durald Arkapaw).
“Sonhos de Trem” é um filme que conta a história de um lenhador envolvido na construção de pontes e ferrovias nos Estados Unidos no início do século XX. A produção, ambientada durante o período de expansão da malha ferroviária americana, acompanha as transformações na vida do protagonista após conhecer uma jovem com quem forma família, enquanto enfrentam as mudanças sociais e tecnológicas da época.
Leia mais: “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias e chega forte para o Oscar
Trajetória do diretor brasileiro
O caminho de Adolpho Veloso até a direção internacional começou com trabalhos realizados no Brasil. Antes de “Sonhos de Trem”, o cineasta dirigiu produções nacionais como “Rodantes” e “El Perfecto David”, ambas de 2021, além da minissérie “Mosquito”, lançada em 2020.
No mercado internacional, Veloso acumula experiências como a direção da série “Becoming Elizabeth” e do curta-metragem “American Cancer Story”. Seu portfólio inclui ainda produções musicais, como o videoclipe “Ameianoite”, colaboração entre as artistas brasileiras Pabllo Vittar e Gloria Groove.
