Claudia Leitte negou que o uso de alho na decoração de seu trio elétrico tenha qualquer relação com uma suposta indireta para Ivete Sangalo. A cantora de 45 anos fez o esclarecimento neste sábado (14/02), explicando que o elemento faz parte do tema “especiarias”, escolhido para seu Carnaval em 2026.
Nas redes sociais, surgiram especulações de que o tempero seria uma referência à música “Vampirinha”, de Ivete Sangalo, de 53 anos, aproveitando a crença popular de que alhos afastam vampiros. Diante dos rumores, Claudia comentou em uma publicação sobre o assunto.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
“Alho é especiaria, bebê!”, escreveu a artista, destacando que seu tema carnavalesco deste ano é “feira de especiarias”, o que justifica a presença do tempero na decoração.
“Mas comé que pode um negócio desse? Alho é especiaria, bebê. Num venha exagerar na pimenta da minha feira, não, viu? Eu sei que tu gosta de novela de mocinho e bandido, mas alho é só uma especiaria. Oremos!”
Origem da polêmica entre as cantoras
O desentendimento entre as artistas baianas começou no final de 2024. Na ocasião, Claudia modificou um trecho da música “Caranguejo”, alterando o verso “saudando a rainha Iemanjá” para “eu canto meu rei Yeshua”, palavra que significa “Jesus” em hebraico.
A mudança na letra provocou críticas de intolerância religiosa contra a ex-vocalista do Babado Novo. Pedro Tourinho, secretário de cultura de Salvador, publicou uma crítica em suas redes sociais sem mencionar diretamente o nome de Claudia.
“Quando um artista se diz parte desse movimento [do Axé music], saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”, escreveu Tourinho.
Ivete Sangalo demonstrou apoio à publicação do secretário ao comentar “Sim!” e adicionar emojis de aplausos, sinalizando concordância com o posicionamento.
Após o episódio, Claudia Leitte bloqueou Ivete Sangalo no Instagram. A informação foi confirmada à Splash pelo empresário de Claudia.
A cantora manteve a alteração na letra da música e se pronunciou sobre as acusações de racismo em declaração ao jornal O Globo.
“O racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet”, afirmou Claudia.
O empresariado de ambas as cantoras não divulgou informações sobre uma possível reconciliação entre as artistas, que anteriormente mantinham relação de amizade no cenário musical baiano.
