Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoCrítica de cinema explica premiação do Globo de Ouro...

Crítica de cinema explica premiação do Globo de Ouro e elogia “O Agente Secreto”

Lorena Montenegro, jornalista que foi votante nas duas últimas edições do prêmio, falou ao vivo com a TMC nesta segunda

A jornalista e crítica de cinema Lorena Montenegro falou ao vivo no TMC 360, na manhã desta segunda (12/01), sobre as vitórias de “O Agente Secreto” (Melhor Filme Internacional) e Wagner Moura (Melhor Ator) no Golden Globes. O título é inédito no caso do ator, mas o filme “Central do Brasil” já havia conquistado o troféu de melhor produção internacional em 1999.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Lorena, inclusive, teve poder de voto nas duas últimas edições do Globo de Ouro: nesta, ela esteve “apenas na torcida”, mas também realizando cobertura jornalística do evento. A paraense falou também que o Globo de Ouro tem suas diferenças com relação a outros prêmios, mas também tem influência sob eles.

“Por mais que ele [Globo de Ouro] não sirva como uma ‘prévia’ ao Oscar (…) ele ajuda a colocar os filmes nos debates, discussões e diálogos”, explicou Lorena.

Entre as diferenças entre os prêmios, a principal é o público votante: no Oscar, por exemplo, votam membros da Academia – como produtores, diretores e afins – e não jornalistas e críticos, como é o caso no Globo de Ouro.

Leia mais: Quais são as indicações e vitórias do Brasil na história do Globo de Ouro?

Para Lorena, o engajamento do público brasileiro nas redes tem um peso considerável no desempenho dos filmes, mas não é o principal fato. “As premiações não são bobas, eles sabem que os brasileiros mais ‘cronicamente online’ engajam muito,” diz a jornalista, completando: “A gente também precisa de incentivos fiscais, considerando que 70% do audiovisual brasileiro é produzido de forma estatal (…) isso que faz a diferença, isso que faz com que todo ano possamos ter um, dois filmes com chances reais [de vencer]”.

O filme “O Agente Secreto” já é um sucesso internacional, e no Brasil, passou da marca de 1,5 milhões de espectadores. Por isso, Lorena afirma que mesmo que exista uma rejeição de parte do público brasileiro ao filme – por questões políticas, já que este aborda o período da ditadura militar – ele “vai dialogar com muita gente”.

“O cinema é feito de discursos, histórias e narrativas, e esse filme consegue contemplar todas as questões que envolvem essas duas pessoas [Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho] envolvidas nesse projeto (…). Ele fala de ontem – o Brasil dos anos 70 – para refletir esse mundo de hoje, mais polarizado”, disse a jornalista.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Depois de diversas reviravoltas na história, o último capítulo possui uma narrativa tensa que vai prender os espectadores no sofá
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
A imagem conta com um monstro vermelho no centro e abaixo estão distribuídos homens e mulheres, alguns seguram armas e outros apenas olham para frente.

Stranger Things: veja o resumo das temporadas anteriores antes de assistir a 5ª

Relembre rapidamente as quatro temporadas anteriores e se prepare para os primeiros episódios da quinta temporada
Personagens da série Stranger Things

Stranger Things: relembre 5 personagens que morreram ao longo da série

A série teve muitas mortes de personagens queridos pelo público; quarta temporada foi a mais marcante