O Carnaval em 2027 será celebrado oficialmente na terça-feira, dia 9 de fevereiro. Antes disso, a festa tradicional brasileira começa com os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo no final de semana dos dias 5, 6 e 7, além de blocos carnavalescos em diversas cidades do país.
A quarta-feira de cinzas, que marca o fim oficial do Carnaval, acontecerá em 10 de fevereiro de 2027.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A definição da data carnavalesca segue o calendário lunar e as tradições da Igreja Católica. O cálculo tem como referência a Páscoa, sendo o Carnaval realizado exatamente 47 dias antes desta celebração religiosa.
A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa deve ser comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que sucede o equinócio de março. Este período corresponde a 40 dias antes do Domingo de Ramos, data que marca o início da Semana Santa.
“O Carnaval acontece exatamente 47 dias antes da Páscoa”, explica o texto oficial sobre a data.
O equinócio, fenômeno astronômico que ocorre duas vezes ao ano, é fundamental para determinar a data do Carnaval. Durante este evento, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada.
No Hemisfério Sul, o equinócio de março marca o início do outono, enquanto no Hemisfério Norte representa o começo da primavera. Este fenômeno acontece por volta do dia 20 de março.
Em setembro, o equinócio ocorre entre os dias 22 e 23, invertendo as estações em cada hemisfério.
A partir do equinócio de março, observa-se a primeira lua cheia, e o domingo seguinte será a Páscoa. Contando-se 47 dias antes dessa data, chega-se à terça-feira de Carnaval.
Leia mais: Problemas na fantasia de Virgínia podem prejudicar a Grande Rio? Veja regras
Quando o Domingo de Ramos chegar, faltarão sete dias para a Páscoa. Este domingo especial marca o início da Semana Santa para os católicos e ocorre exatamente 40 dias após a terça-feira de Carnaval.
As celebrações carnavalescas acontecem em todo o território nacional, com destaque para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, conhecidas pelos desfiles organizados no Sambódromo.
A população brasileira e turistas que visitam o país durante este período participam das festividades que incluem desde os grandiosos desfiles das escolas de samba até os animados blocos de rua.
