Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoDiretor de "Sirat" acusa brasileiros de ultranacionalismo e critica...

Diretor de “Sirat” acusa brasileiros de ultranacionalismo e critica votação do Oscar

Oliver Laxe, concorrente de "O Agente Secreto" na categoria de Melhor Filme Internacional, afirmou que membros brasileiros da Academia votariam em qualquer produção nacional

Oliver Laxe, diretor do filme “Sirat”, que compete com a produção brasileira “O Agente Secreto” na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026, criticou a postura dos brasileiros que integram a Academia.

As declarações foram feitas neste mês de janeiro, durante a temporada de premiações que antecede a cerimônia marcada para fevereiro.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em entrevista, o cineasta afirmou: “Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele”.

A polêmica ganha contornos particulares pelo fato de Laxe ser casado com uma brasileira. Durante o Critics Choice Awards, o diretor esteve sentado próximo a Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, ambos representantes do cinema nacional.

Apesar das críticas ao que classificou como ultranacionalismo, Laxe utilizou termos como “brilhante” e “ótimo filme” ao se referir à produção brasileira concorrente.

Favoritismo na disputa

A publicação especializada Variety não considera “Sirat” como favorito na categoria. Segundo a revista, o favoritismo está com o trabalho dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Até o momento, não foram divulgadas manifestações oficiais da equipe de “O Agente Secreto” ou dos membros brasileiros da Academia em resposta às declarações de Oliver Laxe.

Leia mais: Elle Fanning se emociona com indicação inédita ao Oscar

Estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” tem recebido reconhecimento internacional desde seu lançamento em novembro de 2025. A produção se passa na década de 1970 e narra a história de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar da perseguição da ditadura militar brasileira. Ao chegar durante o Carnaval, ele descobre que está sendo vigiado pelos vizinhos.

O elenco do filme brasileiro conta também com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, Udo Kier e Thomás Aquino, entre outros atores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Mara Maravilha é internada na UTI de hospital em São Paulo e cancela agenda de trabalho

Mara Maravilha é internada na UTI de hospital em São Paulo e cancela agenda de trabalho

Apresentadora divulgou atestado médico nas redes sociais e mencionou estar enfrentando pressões por questões políticas, sem revelar diagnóstico específico
Eduardo Kobra celebra selo comemorativo da ONU com seu mural: “Muita dedicação”

Eduardo Kobra celebra selo comemorativo da ONU com seu mural: “Muita dedicação”

Artista brasileiro comemorou o feito em entrevista à TMC nesta segunda-feira
Sabrina Carpenter

Grammy 2026: veja os looks que se destacaram no tapete vermelho

Veja os looks que os artistas desfilaram no tapete vermelho da premiação
Billie Eilish detona política migratória de Trump no Grammy: “Ninguém é ilegal em terra roubada”

Billie Eilish detona política migratória de Trump no Grammy: “Ninguém é ilegal em terra roubada”

Cantora americana fez críticas a Trump durante agradecimento pelo prêmio de música do ano, pedindo que artistas continuem se manifestando