A OpenAI receberá um investimento de US$ 1 bilhão da Disney em uma parceria estratégica que inclui o licenciamento de mais de 200 personagens para uso no Sora, plataforma de vídeos gerados por inteligência artificial. O acordo foi anunciado nesta quinta-feira (11/12) e terá duração de três anos. A colaboração permitirá que usuários criem conteúdos com personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars através de comandos na plataforma.
Além do aporte inicial, o acordo prevê que a Disney poderá adquirir ações adicionais da empresa desenvolvedora do ChatGPT. A parceria também estabelece que o conglomerado de mídia utilizará as interfaces de programação (APIs) da OpenAI para desenvolver novos produtos e implementará o ChatGPT para seus funcionários.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Uma seleção dos vídeos criados pelos usuários do Sora estará disponível para streaming na plataforma Disney+. O acordo tem abrangência global, permitindo que usuários em diferentes países possam criar conteúdo com os personagens licenciados.
As empresas descreveram a parceria como a união de “dois líderes em criatividade e inovação para liberar novas possibilidades de narrativa imaginativa”. O comunicado conjunto também enfatiza o compromisso com o “uso responsável de IA, que protege a segurança dos usuários e os direitos dos criadores”.
Leia mais: Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson irão participar de novo filme de ‘Jogos Vorazes’
“Juntas, as empresas promoverão uma IA centrada no ser humano, que respeita as indústrias criativas e amplia o que é possível em termos de narrativa“, afirma o comunicado divulgado pelas companhias.
A OpenAI informou que continuará implementando medidas para “reforçar a confiança e segurança” de sua tecnologia, “incluindo políticas adequadas para diferentes faixas etárias e outros controles razoáveis em todo o serviço”.
