O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, marca um feito inédito para o Brasil ao concorrer na categoria principal de “Melhor Filme de Drama” no Globo de Ouro, que acontece neste domingo (11/01), em Los Angeles.
A produção brasileira também disputa os prêmios de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama”, com Wagner Moura.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O reconhecimento do filme brasileiro na categoria “Melhor Filme de Drama” amplia a presença do cinema nacional no circuito internacional, que começou a ganhar mais destaque em 2025, quando Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”.
Wagner Moura, protagonista da produção, retorna às atuações em português após mais de 10 anos trabalhando em produções internacionais. A interpretação dele tem recebido elogios da crítica especializada, incluindo a revista Vanity Fair, que o coloca entre os favoritos ao prêmio.
Concorrentes de Moura
Na disputa por “Melhor Ator em Filme de Drama”, Moura não enfrentará nomes como Leonardo DiCaprio ou Timothée Chalamet, que concorrem em outra categoria, mas competirá com atores como Michael B. Jordan e Dwayne Johnson.
Disputa entre obras de língua não inglesa
O Globo de Ouro conta com 334 votantes de 85 países, estrutura que beneficia filmes estrangeiros com boa circulação internacional. Na categoria de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”, “O Agente Secreto” compete com produções como “Os Excelentes”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental”, “Cirate – A Voz de Rindi Rásda” e “A Única Saída”.
“Melhor Filme de Drama”
Para a categoria principal de “Melhor Filme de Drama”, o filme brasileiro disputa com produções de grande orçamento como “Frankenstein”, “Hamnet”, “Pecadores” e “Sarraf”.
“O Agente Secreto” já acumula 48 prêmios internacionais, incluindo uma conquista histórica no Critics Choice Awards como Melhor Filme Internacional, o primeiro filme brasileiro a vencer nessa categoria.
1,1 milhão de espectadores no Brasil
Em nove semanas de exibição no Brasil, o filme ultrapassou 1,1 milhão de espectadores. Na França, o público está próximo de 300 mil pessoas. A produção tem estreias programadas para Itália e Espanha no final de janeiro, além de lançamentos no Reino Unido e na Irlanda em fevereiro.
Rumo ao Oscar
Além do Globo de Ouro, o filme concorre ao Independent Spirit Awards, está entre os indicados ao Lumières da crítica francesa e integra a shortlist do Oscar, nas categorias de “Melhor Filme Internacional” e “Elenco”. As indicações finais da Academia serão anunciadas em 22 de janeiro.
