A primeira-dama Janja não compareceu ao desfile da Acadêmicos de Niterói na noite de domingo (15/02), onde era aguardada na ala “Amigos do Lula”. A cantora Fafá de Belém ocupou seu lugar no carro alegórico da escola, que apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
A ausência de Janja foi confirmada momentos antes do início da apresentação na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Até pouco tempo antes da entrada da agremiação na avenida, sua participação ainda era considerada incerta entre membros da escola e convidados presentes.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Marco Aurélio Carvalho, responsável pelo Departamento de Prerrogativas do governo, informou que a decisão partiu da própria primeira-dama. Segundo ele, a avaliação foi que “a ausência ajudaria a reduzir a temperatura política em torno da apresentação”.
A homenagem ao presidente Lula gerou reações de partidos de oposição, que tentaram impedir o desfile por meio de recursos judiciais, alegando propaganda eleitoral antecipada. O Tribunal Superior Eleitoral, entretanto, rejeitou os pedidos para barrar a apresentação da escola.
Além da primeira-dama, outros artistas como Denise Fraga, Paulo Betti, Julia Lemmertz, Elisa Lucinda e Chico Diaz eram esperados para compor o grupo na ala especial da escola de samba.
A Acadêmicos de Niterói realizou sua apresentação no tradicional sambódromo carioca com o enredo que homenageia a trajetória do atual presidente da República.
Leia mais: Lula é ovacionado pelo público na Sapucaí durante desfile da Acadêmicos de Niterói
