Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoJulio Iglesias é investigado por agressão sexual na Espanha

Julio Iglesias é investigado por agressão sexual na Espanha

Cantor de 82 anos é acusado por duas mulheres que trabalhavam em suas propriedades no Caribe

O cantor espanhol Julio Iglesias, de 82 anos, está sendo investigado pela Justiça espanhola após duas mulheres o acusarem de agressão sexual enquanto trabalhavam em suas propriedades no Caribe. A denúncia formal foi apresentada em 5 de janeiro à Audiência Nacional da Espanha, tribunal responsável por investigar crimes cometidos fora do território espanhol. De acordo com os depoimentos, os supostos abusos teriam ocorrido em 2021.

As acusações foram reveladas após uma investigação de três anos conduzida pelo site espanhol elDiario.es em parceria com o veículo americano Univision. Segundo as reportagens, Iglesias teria criado um ambiente onde o abuso era “normalizado”, em condições coercitivas, ameaçadoras e violentas em suas residências em Punta Cana, na República Dominicana, e em Lyford Cay, nas Bahamas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A queixa apresentada inclui acusações de agressão sexual e tráfico humano. Uma das vítimas relatou que o cantor a chamava regularmente ao seu quarto no final do dia e a tocava de forma inapropriada sem consentimento. “Ele me usava quase todas as noites”, disse ela. “Eu me sentia como um objeto, como uma escrava.”

A denunciante também alegou que Iglesias a forçou a participar de relações sexuais a três com outra funcionária, além de descrever episódios em que o cantor teria dado tapas em seu rosto e agarrado suas genitais.

Outra vítima afirmou que Iglesias tocou seus seios e a beijou na boca contra sua vontade. Ela acrescentou que o cantor constantemente ameaçava demiti-la, controlava quanto alimento ela ingeria e perguntava sobre seu ciclo menstrual. “Ele sempre dizia que eu estava gorda e precisava perder peso“.

As investigações do elDiario.es e da Univision afirmam que as acusações são respaldadas por evidências documentais, incluindo fotografias, registros telefônicos, mensagens de texto e relatórios médicos. Outros ex-funcionários também descreveram um ambiente ameaçador e extremamente estressante para quem trabalhava com o cantor. Iglesias é uma figura conhecida na Espanha desde a década de 1960, e vendeu milhões de discos mundialmente.

Segundo as reportagens, Iglesias e seu advogado não responderam aos repetidos pedidos de esclarecimento antes da publicação. Uma gerente de uma das propriedades caribenhas do cantor classificou as acusações como “absurdas”. Jaime Peñafiel, antigo amigo de Iglesias, chamou as denúncias de “mentiras absolutas”. O jornalista Miguel Ángel Pastor disse nunca ter ouvido “qualquer sugestão de que ele pudesse ter cometido esse tipo de ato”.

Leia mais: Wagners e Klebers podem ir ao cinema de graça até sexta-feira (16/1)

A ministra da Igualdade do governo espanhol, Ana Redondo, manifestou esperança de que o caso seja investigado “até o fim”. “Quando não há consentimento, há agressão”, publicou nas redes sociais. Ione Belarra, líder do partido espanhol “Podemos”, pediu o fim do “silêncio” em casos de agressão sexual por “agressores famosos protegidos por seu dinheiro“.

A presidente da região de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, manifestou apoio a Iglesias: “A região de Madrid nunca contribuirá para a difamação de artistas e menos ainda para a do mais universal de todos os cantores: Julio Iglesias”. Por outro lado, o biógrafo de Iglesias, Ignacio Peyró, e sua editora anunciaram que atualizarão a biografia do cantor para incluir as alegações, expressando “apoio e solidariedade às vítimas”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Depois de diversas reviravoltas na história, o último capítulo possui uma narrativa tensa que vai prender os espectadores no sofá
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
A imagem conta com um monstro vermelho no centro e abaixo estão distribuídos homens e mulheres, alguns seguram armas e outros apenas olham para frente.

Stranger Things: veja o resumo das temporadas anteriores antes de assistir a 5ª

Relembre rapidamente as quatro temporadas anteriores e se prepare para os primeiros episódios da quinta temporada
Personagens da série Stranger Things

Stranger Things: relembre 5 personagens que morreram ao longo da série

A série teve muitas mortes de personagens queridos pelo público; quarta temporada foi a mais marcante