Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoLéo Lins faz nova "piada" sobre homem atacado por...

Léo Lins faz nova “piada” sobre homem atacado por leoa e internautas não perdoam

Comentário sobre morte de jovem em zoológico gerou debate sobre limites da liberdade de expressão no país

Na última segunda-feira (01), o humorista, Léo Lins, fez uma piada que repercutiu durante a madrugada sobre a morte de um homem que pulou na jaula de uma leoa.

Lins disse: “Moral do dia: o brasileiro tem que matar um leão por dia pra sobreviver… às vezes o leão ganha”.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Gerson de Melo Machado, de 19 anos, foi morto em um zoológico da Paraíba após invadir a jaula de uma leoa. Alguns alegaram que Gerson tinha problemas mentais.

Leia: Passageira faz piada sobre bomba em voo e acaba presa pela PF

O que aconteceu?

No domingo, 30 de novembro, Gerson foi morto por uma leoa após invadir o recinto de animais no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB).

Segundo vídeo que circula nas redes sociais, ele escalou uma estrutura de segurança, quebrou as barreiras do recinto e entrou no espaço em que o animal estava.

A administração do local disse que não foi cogitada a possibilidade de sacrificar a leoa e que ela será mantida em observação e acompanhamento veterinário.

A invasão do recinto por parte dele provocou uma reação instintiva da leoa. Gerson tinha o sonho de ser domador de leões e queria ver o animal de perto. Além disso, o rapaz tinha diagnóstico de problemas de saúde mental.

Léo Lins já foi condenado por discurso ofensivo

Em junho de 2025, a 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo determinou que Léo Lins cumpra pena de 8 anos, 3 meses e 9 dias de prisão por praticar, induzir, incitar discriminação ou preconceito.

O ato que gerou a sentença aconteceu durante o espetáculo de stand‑up chamado Perturbador, de 2022. Além disso, o episódio resultou em multa de 1.170 salários mínimos e indenização de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos.

Segundo a justiça, o show continha falas preconceituosas contra diversos grupos como negros, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, idosos, judeus e outro.

Liberdade de expressão?

A Constituição Federal de 1988 no Artigo 5º, inciso IV, diz que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, e no inciso X, assegura a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.

Segundo a lei, no Brasil, a liberdade de expressão não é absoluta, ela deve coexistir com outros direitos fundamentais, incluindo a proteção contra ofensas, difamação e discriminação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

A imagem conta com um monstro vermelho no centro e abaixo estão distribuídos homens e mulheres, alguns seguram armas e outros apenas olham para frente.

Stranger Things: veja o resumo das temporadas anteriores antes de assistir a 5ª

Relembre rapidamente as quatro temporadas anteriores e se prepare para os primeiros episódios da quinta temporada
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
Último capítulo de “Mãe” entrega desfecho trágico e emocionante

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Depois de diversas reviravoltas na história, o último capítulo possui uma narrativa tensa que vai prender os espectadores no sofá
Personagens da série Stranger Things

Stranger Things: relembre 5 personagens que morreram ao longo da série

A série teve muitas mortes de personagens queridos pelo público; quarta temporada foi a mais marcante