A atriz Marina Person estrela o filme “Isabel”, que integra a Mostra Panorama do Festival de Berlim, um dos mais importantes eventos cinematográficos mundiais. A produção, exibida nesta quinta-feira (15/01), narra a história de uma sommelier em São Paulo que sonha em abrir um bar de vinhos naturais. Marina falou ao vivo no Link TMC sobre o projeto e o bom momento que vive o cinema brasileiro.
O longa faz parte de um grupo de oito produções brasileiras selecionadas para o festival alemão. A obra retrata aspectos do cotidiano urbano brasileiro por meio da trajetória da protagonista na capital paulista.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A participação brasileira em Berlim ocorre após recentes conquistas internacionais do cinema nacional. O Brasil obteve reconhecimento no Globo de Ouro desta semana, com Wagner Moura vencendo como melhor ator e “O Agente Secreto” como melhor filme em língua não inglesa. O filme “Ainda Estou Aqui”, de 2024, também tem se destacado em festivais internacionais.
“Isabel” estreou em janeiro de 2026, período em que produções brasileiras ganham visibilidade no exterior. O anúncio dos indicados ao Oscar está previsto para 22 de janeiro, gerando expectativas para possíveis nomeações de filmes do Brasil.
“A gente tá muito feliz com essa entrada no Festival de Berlim (…) eu acho que demonstra que estamos num bom momento, e a gente tem que aproveitar. Essa semana a gente teve o Globo de Ouro, o Wagner Moura levou o melhor ator e “O Agente Secreto” levou o melhor filme em língua não inglesa… e a gente acha que no dia 22 de janeiro vão ter boas notícias em relação aos indicados ao Oscar”, afirmou a atriz.
Marina, além de protagonizar “Isabel”, possui extensa carreira profissional. Formada em cinema, trabalhou por 18 anos na MTV apresentando um programa sobre cinema antes de retornar às suas raízes na atuação. O Festival de Berlim, junto com Cannes e Veneza, forma o trio dos mais prestigiados eventos cinematográficos do mundo. A Mostra Panorama, onde “Isabel” foi exibido, representa uma das seções importantes do festival.
O cinema brasileiro gera impacto cultural e econômico no país. A exibição de filmes nacionais nas salas brasileiras é garantida por decreto desde 2006, política que Person destacou como fundamental para o setor durante a entrevista.
Leia mais: Prime Video divulga primeira imagem de Sophie Turner como Lara Croft
A expectativa é que “Isabel” seja exibido em salas comerciais no Brasil após sua participação em festivais. O mercado nacional apresenta desafios para produções brasileiras, que disputam espaço com filmes estrangeiros, principalmente americanos.
