Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoNeguinho da Beija-Flor estreia como baluarte após 50 anos...

Neguinho da Beija-Flor estreia como baluarte após 50 anos como intérprete oficial

Sambista de 75 anos desfilou pela primeira vez em nova função na Sapucaí após se aposentar do microfone no carnaval de 2025, quando a escola conquistou seu 15º título

Luiz Antônio Feliciano Marcondes, conhecido como Neguinho da Beija-Flor, desfilou pela primeira vez como baluarte da escola de samba de Nilópolis na madrugada desta terça-feira (17/02). A mudança ocorreu após sua aposentadoria como intérprete oficial no carnaval de 2025, encerrando um ciclo de 50 anos à frente do carro de som da agremiação.

O sambista apareceu no Setor 1 da Avenida Marquês de Sapucaí com uma faixa de baluarte no peito. Em vez de comandar o canto da escola, como fazia anteriormente, ele apresentou a agremiação ao lado do patrono Aniz Abraão David, conhecido como Anísio.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Neguinho anunciou sua aposentadoria como intérprete em novembro de 2024, aos 75 anos. Sua despedida do microfone oficial aconteceu no carnaval de 2025, quando a Beija-Flor conquistou seu 15º título.

Ao pisar na Sapucaí na noite de segunda-feira, Neguinho foi ovacionado pelo público, demonstrando o reconhecimento por sua contribuição ao carnaval carioca.

Para encontrar os sucessores de Neguinho, a Beija-Flor realizou um processo seletivo no formato de concurso-reality com 12 candidatos. O resultado foi a escolha de dois vencedores: Ninno do Milênio e Jéssica Martin, ambos com 36 anos.

“Quando eu estava querendo entrar para o samba, vi Jamelão, Martinho da Vila, vi o Abílio Martins, o Aroldo Melodia, e pensei: será que um dia vou realizar esse sonho de estar perto desses personagens? E graças a Deus meu objetivo foi alcançado. Dividi palco muitas vezes com Martinho, Jamelão, com meus ídolos”, disparou Neguinho já na dispersão da Beija-Flor.

“Então cinquenta anos depois, quantos vocês imaginam que sonham em ser o Neguinho da Beija-Flor, em ser um Xande de Pilares, Zeca Pagodinho. Chegou a hora de dar oportunidade para quem sonhava em ser um dia chegar aonde a gente chegou”, concluiu.

Os novos intérpretes foram selecionados pelo próprio Neguinho, que integrou o júri do concurso. A decisão de dividir o posto ocorreu após os dois empatarem com nota máxima nas seletivas.

Ninno e Jéssica já haviam cantado no carro de som e compartilhado o microfone com Neguinho em ocasiões anteriores. Agora, assumem juntos a responsabilidade de comandar o tradicional grito de guerra da escola.

Leia mais: Mocidade Independente homenageia Rita Lee na Sapucaí com presença do viúvo Roberto de Carvalho

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Anac notifica Portela por uso de drone com pessoa a bordo

Agência reguladora deu prazo de dez dias para escola de samba prestar esclarecimentos sobre equipamento que transportou bailarino por 40 segundos, violando normas de aviação
Juliana Paes assume novamente o posto de rainha de bateria da Unidos da Viradouro após 17 anos afastada da posição. A atriz desfila na madrugada desta terça-feira (17/02) com a fantasia

Juliana Paes retorna como rainha de bateria da Viradouro após 17 anos em homenagem a Mestre Ciça

Atriz desfila na madrugada desta terça-feira com fantasia "Brilho eterno da rainha" no enredo que celebra trajetória do renomado comandante de bateria no Sambódromo do Rio de Janeiro
Escola de samba Beija-Flor de Nilópolis se apresenta durante o Carnaval. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Beija-Flor impressiona na Sapucaí e entra na disputa pelo bicampeonato do Carnaval

Escola atual campeã desfilou na madrugada desta terça com enredo "Bembé do Mercado", manifestação cultural baiana considerada o maior candomblé de rua do mundo
Ao lado do mestre-sala Claudinho, ela comemora 30 anos defendendo o pavilhão da Beija-Flor, consolidando uma das parcerias mais longevas e vitoriosas do Carnaval carioca. O casal é símbolo de elegância, sintonia e tradição na azul e branca de Nilópolis (Foto: Reprodução/Globo)

Selminha Sorriso exalta identidade e celebra três décadas à frente do pavilhão da Beija-Flor

Porta-bandeira destaca orgulho de suas raízes e vibra com enredo sobre o Bembé do Mercado, patrimônio cultural brasileiro