O jornal americano The New York Times incluiu o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, entre os 52 destinos recomendados para visitar em 2026.
A publicação norte-americana divulgou sua lista anual nesta terça-feira (6/01), colocando o museu brasileiro na24ª posição como único representante do país no ranking internacional.
O Instituto Inhotim é um dos principais acervos de arte contemporânea no Brasil e celebra 20 anos de abertura ao público em 2026. O complexo mineiro foi selecionado em meio a diversas atrações turísticas mundiais.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
“Uma das poucas críticas feitas a Inhotim é que um único dia não basta para ver tudo”, afirma o New York Times sobre o museu brasileiro. O jornal destaca também as “500 obras distribuídas em 24 galerias de arquitetura única, em meio a um enorme jardim botânico”.
O acervo permanente, que já conta com obras de artistas renomados como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica, receberá novas adições para as comemorações. “Obras de Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Paulo Nazareth e de 22 artistas indígenas sul-americanos se somarão ao acervo permanente, que inclui trabalhos de artistas como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica”, complementou o jornal.
Localizado a cerca de 55 quilômetros de Belo Horizonte, na região da Serra do Espinhaço, o Instituto Inhotim se destaca por sua proposta que integra arte contemporânea e natureza em um mesmo espaço, com um museu a céu aberto.
O jornal americano também sugere que os visitantes conheçam outras atrações da região, descrevendo Belo Horizonte como “a capital dos bares do país” e recomendando visitas ao Parque Nacional da Serra do Cipó e às “igrejas de exuberância barroca” mineiras.
Na lista completa divulgada pelo New York Times, o primeiro lugar ficou com a chamada “América Revolucionária” nos Estados Unidos. Completam o top 5 do ranking: Varsóvia (Polônia), Bangcoc (Tailândia), Península Osa (Costa Rica) e Bandhavgarh (Índia).
Leia mais: Morre aos 62 anos Jayne Trcka, atriz de “Todo Mundo em Pânico”
