Nuno Leal Maia, de 78 anos, deixou claro o motivo de estar afastado das novelas, apesar de uma carreira longa na televisão brasileira. Em entrevista ao Estadão, o ator explicou o seu afastamento da teledramaturgia e não poupou críticas à TV Globo.
A última vez que Maia apareceu numa novela foi em 2012. Desde então, o distanciamento virou escolha. Segundo ele, a gota d’água foi ver suas cenas serem cortadas repetidamente. “Cortavam a maioria das minhas cenas. Me aborreceu”, afirmou.
O ator foi além da frustração pessoal. Para Maia, a emissora errou ao trocar veteranos por criadores de conteúdo das redes sociais. “A Globo é burra para caramba. Jogou fora todos os atores e apostou nos influenciadores digitais”, declarou.
Na avaliação dele, a virada aconteceu depois que Boni, ex-executivo da emissora, deixou o cargo. “Depois que o Boni saiu, ainda ficou o espírito dele por um tempo. Quando mudou o comando, mudou tudo”, disse Maia.
Leia mais: Entenda por que Haaland utiliza outro nome na camisa da Noruega na Copa do Mundo
A queixa vai além da grade de elenco. O ator também reclamou da relação com os diretores. “O ator interpreta o texto. Procuro buscar verdades, mas nem sempre isso é permitido. Eles não confiam em nós”, afirmou.
Sucessos no passado, sombra no presente
Maia construiu parte de sua reputação em produções como A Gata Comeu (1985) e Top Model (1989). São títulos que marcaram gerações, e que contrastam com o silêncio dos últimos anos.
Hoje, o ator prefere manter distância da rotina das novelas. “Sinceramente? Hoje, prefiro sombra e água fresca. Se aparecer um filme bom, eu topo. Novela não sei se daria certo. Eles não vão me aguentar mais”, afirmou.



