O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou quatro indicações para o Oscar 2026, empatando com o recorde nacional estabelecido por “Cidade de Deus” em 2004. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22/01), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A cerimônia de premiação acontecerá em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A produção concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção de Elenco. Esta é a segunda vez na história que um filme brasileiro disputa o prêmio principal da premiação.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O número de indicações iguala o desempenho de “Cidade de Deus”, que há 22 anos havia estabelecido o recorde brasileiro na premiação. Em 2004, o filme de Fernando Meirelles concorreu nas categorias de direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia, mas não converteu nenhuma indicação em estatueta.
A 98ª edição do Oscar terá novamente o comediante Conan O’Brien como apresentador, repetindo sua função do ano passado.
No filme, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que desembarca em Recife durante o carnaval de 1977. O protagonista foge de ameaças em São Paulo enquanto busca reencontrar seu filho na capital pernambucana.
A trama se desenvolve durante o período da ditadura militar brasileira, utilizando o carnaval e a paisagem urbana como pano de fundo para uma narrativa que mistura drama familiar e suspense.
Leia mais: Brasileiro Adolpho Veloso é indicado ao Oscar na categoria Melhor Fotografia
Além das quatro indicações de “O Agente Secreto”, o Brasil também está representado na categoria de Melhor Fotografia com Adolpho Veloso, que concorre por seu trabalho em “Sonhos de Trem”.
Na edição anterior do Oscar, em 2025, o cinema brasileiro conquistou sua primeira estatueta na história da premiação com “Ainda estou aqui”, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional.
