Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoO que James Cameron, diretor de Titanic e Avatar,...

O que James Cameron, diretor de Titanic e Avatar, tem a ver com Wicked?

O cineasta foi responsável por dirigir três dos cinco filmes com as maiores bilheterias do mundo

James Cameron, diretor premiado e conhecido por seu trabalho nos filmes Titanic, Avatar e Avatar: O Caminho da Água, quase dirigiu a produção cinematográfica de Wicked. Responsável por dirigir três dos cinco filmes com as maiores bilheterias do mundo, o cineasta revelou que quase participou do mundo de Oz em entrevista ao podcast americano The Town with Matt Belloni.

“Os tipos de filmes que eu gosto de assistir são, digamos, Duna ou até mesmo Wicked”, comentou ao apresentador. “Eu quase fiz Wicked naquela época. Eu realmente amo a história, quero dizer, O Mágico de Oz é um dos meus filmes favoritos. Isso já faz uns 15 anos.”

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Ele até mesmo chegou a conversar e encontrar com executivos da Universal Pictures para dar seguimento ao projeto, que acabou não dando certo. No entanto, Cameron não descarta a possibilidade de dirigir um musical no futuro.

Wicked já estava sendo preparado há mais de 10 anos

As personagens Elphaba e Glinda olham juntos de mãos dadas para algo que deixa eles felizes
Wicked 3 ainda não foi confimardo mas há sinais de futuras produções no mundo de OZ | Imagem: Wikimedia Commons

Os lançamentos de Wicked (2024) e Wicked: For Good (2025) foram duas das principais estreias do cinema em seus respectivos anos, mas o projeto que levaria a adaptação da peça da Broadway para o cinema já existia desde 2012, quando o sucesso do filme musical Os Miseráveis provou que o público gostaria de ver mais musicais nas telonas. As informações são do AdoroCinema.

Desde então, a Universal Pictures procurou diversos diretores para a montagem, incluindo James Cameron e Stephen Daldry (Billy Elliot). Em 2016, a empresa confirmou estreia para 2019, mas uma série de decisões erradas e azar paralisou o projeto.

Quando Jon M. Chu assumiu a direção do filme, tudo parecia correr bem até que a pandemia e a greve dos atores e roteiristas de Hollywood em 2023 atrasaram os planejamentos e gravações. As filmagens começaram, finalmente, e com o elenco formado, em abril de 2023.

Bilheteria mundial

Segundo o Box Office Mojo, o primeiro filme de Wicked (2024) alcançou cerca de US$420 milhões na bilheteria mundial. O filme pode ser assistido na Amazon Prime, Google Play e no Apple TV. O filme alcançou a marca de um dos maiores sucessos de fantasia musical dos últimos anos.

Wicked: For Good, lançado na última quinta-feira (20), teve faturamento inicial de US$560 milhões.

Relembre Wicked I e II

Duas mulheres se encaram em um fundo de céu roxo. Uma mulher segura uma vassoura e é verde. A outra é branca e segura uma varinha.
Wicked: Part 2. Foto: Reprodução do Instagram Wicked Musical Brasil

Segundo a Universal Pictures, Wicked (2024) reconta a história de Oz focando na trajetória de Elphaba, a futura bruxa má do Oeste, e sua relação com Glinda, a bruxa boa. Os filmes são uma adaptação do primeiro e segundo ato, respectivamente, da peça musical da Broadway criada nos anos 2000, baseada no livro homônimo de Gregory Maguire.

A trama mostra uma amizade improvável entre as duas jovens, os dilemas morais de Elphaba e a origem de sua fama na terra de Oz. Na sequência, a produção foca nas consequências das escolhas de Elphaba e Glinda e mostra conflitos políticos e sociais de Oz, conectando a trajetória dos personagens conhecidos de O Mágico de Oz.

A história e músicas fazem sucesso desde a estreia do musical, com diversas adaptações ao redor do mundo. No Brasil, houve três produções de Wicked no teatro: em 2016, 2023 e 2025, todas com as atrizes Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda) no elenco principal.

Especial “One Wonderful Night” está disponível no Prime Video

As atrizes principais, Cynthia Erivo (Elphaba) e Ariana Grande (Glinda) receberam seus colegas de elenco para um espetáculo musical com a interpretação de todas as músicas de Wicked e Wicked: Parte 2. O especial teve participação especial de Ethan Slater (Boq), Bowen Yang (Pfannee) e Jeff Goldblum (O Mágico de OZ). 

“Wicked: One Wonderful Night” ainda contou com um momento especial, quando Idina Manzel (que interpretou Elphaba na Broadway) e Kristin Chenoweth (que interpretou Glinda na Broadway) se juntaram a Cynthia e Ariana para cantar a música “For Good”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

foto da obra time

Exposição “CONTEMPORÂNEO” estreia em SP com foco no feminino e crítica social

A partir de 14 de outubro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que...
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
Animação de três mulheres em um fundo azul. Cada uma segura uma espécie de arma na mão.

Guerreiras do K-Pop, fenômeno da Netflix, vão virar brinquedo; entenda

Parceria inédita entre Netflix, Mattel e Hasbro transforma o sucesso “Guerreiras do K-Pop” em brinquedos e jogos que prometem dominar 2026
Duas mulheres se encaram em um fundo de céu roxo. Uma mulher segura uma vassoura e é verde. A outra é branca e segura uma varinha.

Que horas abre a venda de ingressos para première de “Wicked: Parte 2”?

As vendas começam nesta sexta-feira (31), às 13h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site oficial da Cinemark