Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoParaíso do Tuiuti aposta em enredo que une Brasil,...

Paraíso do Tuiuti aposta em enredo que une Brasil, África e Cuba

Escola leva para a Marquês de Sapucaí um “triângulo cultural” entre África, Cuba e Brasil para exaltar a ancestralidade e a resistência do povo preto

A Paraíso do Tuiuti transforma a Marquês de Sapucaí em um grande palco de celebração à ancestralidade na noite desta terça-feira (17/02) na Sapucaí. A escola cruza a avenida com uma narrativa que ultrapassa fronteiras geográficas para exaltar a força criativa e a resistência do povo preto, colocando no centro do espetáculo um debate sobre identidade e invenção cultural.

O professor e historiador Luiz Antonio Simas, um dos compositores do samba-enredo, destaca a dimensão histórica do momento. Para ele, o Carnaval que se desenrola diante do público nasce da criação popular negra no Rio de Janeiro. “Esse espetáculo que estamos assistindo aqui é uma criação, uma invenção do povo preto da cidade do Rio de Janeiro”, afirma.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Na avenida, o enredo “Lonã Ifá Lukumí” apresenta uma proposta inédita: um “triângulo” cultural que une África, Cuba e Brasil. A abordagem rompe com a visão isolada que muitas vezes marca a relação do país com a América Latina. “Quando conseguimos fazer esse triângulo que a Tuiuti propõe — África, Cuba e Brasil — isso é muito forte. Um enredo como esse nunca cruzou essa avenida”, ressalta Simas.

Ao conectar matrizes afro, caribenhas e brasileiras, a escola reforça uma mensagem de integração. “O Brasil tem a mania de se sentir à parte da América Latina. Falar de um enredo afro, caribenho e brasileiro é muito bacana. A mensagem é de união e de alegria”, completa.

Com o desfile em andamento, a Tuiuti confirma a aposta em um espetáculo que combina reflexão histórica, potência cultural e celebração coletiva, marcando a Sapucaí com uma narrativa ampla e simbólica.

Leia mais: Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de SP; Águia e Rosas de Ouro são rebaixadas

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/Instagram/Sabrina Sato

Sabrina Sato desfila como rainha da Vila Isabel com fantasia inspirada em Heitor dos Prazeres

Apresentadora de 45 anos comandou bateria da escola na noite final do Grupo Especial na Sapucaí, em seu 15º carnaval representando a agremiação carioca
Foto: Reprodução/Instagram/Arlindinho

Arlindinho aposta no título da Vila Isabel e vê clima de campeã na Sapucaí

Autor do samba-enredo da azul e branca demonstra confiança no desfile e compara atmosfera da escola à energia do título da Grande Rio em 2022
Foliões da escola de samba Paraíso do Tuiuti se apresentam no Carnaval do Rio de Janeiro (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

Paraíso do Tuiuti brilha com samba-enredo, mas tem falhas visíveis na Sapucaí

Escola abriu desfiles do último dia do Grupo Especial com enredo sobre tradição afro-cubana e teve problemas no acabamento dos carros, enquanto bateria de Marcão foi destaque
Rainha de Bateria Mayara Lima da escola Paraíso do Tuiuti se apresenta no Carnaval do Rio de Janeiro (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

Mayara Lima mistura samba e ritmos caribenhos em apresentação na Sapucaí

Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti executou coreografia que viralizou nas redes sociais durante desfile do Grupo Especial com fantasia que representava elementos sagrados da tradição afro-cubana.