A atriz Danni Suzuki revelou nesta sexta-feira (6/02) detalhes sobre a perseguição que sofreu ao longo de 17 anos. O stalker, Danilo da Silva Macedo, foi detido na semana passada pelos crimes de perseguição, ameaça, injúria e difamação.
A perseguição começou quando a artista identificou mensagens que Danilo enviava para pessoas de seu círculo social. No início, Danni apenas orientou amigos a bloquearem o contato do homem.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O caso se agravou com a intensificação do comportamento do perseguidor. “Isso começou a tomar uma proporção muito maior quando meus amigos passaram a relatar que ele não só falava de mim, como ameaçava eles de morte”, contou Danni durante sua participação no programa Encontro, da TV Globo.
A defesa de Danilo informou ao Encontro que ele estava internado em uma clínica psiquiátrica desde outubro, o que justificaria a demora em se apresentar às autoridades policiais.
Durante todo o período de perseguição, Danilo enviava mensagens diariamente para a atriz. “Aquela história estava indo muito mais longe do que eu imaginava, porque ele também me ameaçava de morte […] Quando eu vi a quantidade de mensagens todos os dias durante todos os anos… Eu percebi que era uma coisa muito intensa”, relatou Suzuki.
As ameaças ocorriam principalmente no ambiente virtual, através de múltiplos perfis criados pelo stalker. A atriz de 48 anos recebia constantemente mensagens, áudios, vídeos e até transferências via Pix.
Danni descreveu a gravidade das intimidações recebidas: “Ele detalhou a forma como ia me matar, de muitas formas, e não só a mim… Meu filho. Dizendo estar na dúvida se ele faria ele mesmo, se mandaria alguém fazer…”
O stalker também direcionava ameaças a pessoas do ambiente profissional da atriz. “Começou a me ameaçar meus chefes, os donos de canais, as pessoas com quem eu trabalhava… Que se não me mandassem embora, ele ia matar a pessoa, os filhos da pessoa. Se tornou uma perseguição de 24 horas”, contou.
Leia mais: Veja quais filmes indicados ao Oscar estão em cartaz na “Semana do Cinema”
A atriz decidiu formalizar a denúncia quando percebeu alterações em sua rotina por medo. “Quando eu percebi que eu tava começando a andar com segurança, e que as pessoas que eu amo estavam se sentindo ameaçadas… eu falei: ‘isso passou do limite há muito tempo'”, explicou.
Após a prisão de Danilo, Danni afirmou que está “um pouco aliviada”, mas ainda não se sente completamente segura. O caso agora segue para os trâmites legais do sistema judiciário.
Ao compartilhar sua experiência, Suzuki ofereceu conselhos para outras vítimas de stalking: “É importante que as pessoas saibam como proceder. Nunca responder. Eu jamais respondi uma única mensagem desse cara e isso escalonou como escalonou. As pessoas precisam procurar a polícia”.
