Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoPortela exalta negritude com desfile grandioso na Sapucaí e...

Portela exalta negritude com desfile grandioso na Sapucaí e enfrenta problemas técnicos

Escola de Madureira apresentou enredo sobre cultura negra no Rio Grande do Sul, mas teve interrupção no fluxo quando quinto carro alegórico teve dificuldades para entrar na avenida

A Portela apresentou na madrugada desta segunda-feira (16/02) no Sambódromo do Rio o enredo “O mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. A agremiação de Madureira busca seu 23º título ao contar a história da cultura e religiosidade negra no Rio Grande do Sul, mas enfrentou dificuldades técnicas durante a apresentação.

O quinto carro alegórico da escola teve problemas para entrar na avenida, causando uma interrupção no fluxo do desfile. Esta falha gerou um “clarão” na apresentação, obrigando a agremiação a permanecer parada enquanto aguardava a resolução do problema.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A apresentação mostrou o encontro entre o personagem folclórico Negrinho do Pastoreio e o orixá Bará, figura central no Batuque gaúcho. O enredo seguiu com a história do Príncipe Custódio, africano vindo do Benin que se estabeleceu no estado sulista, onde ganhou reconhecimento como curandeiro e feiticeiro.

A Portela escolheu abordar a presença negra no estado brasileiro que possui a maior concentração de terreiros de religiões de matriz africana. O abre-alas, considerado o maior da história da escola, representava um xirê, cerimônia religiosa que simbolizava o encontro entre Bará e o Negrinho do Pastoreio.

Um momento emotivo ocorreu no esquenta, quando Vinicius Suma, filho de Gilsinho, se emocionou ao lado do intérprete Zé Paulo Sierra. Gilsinho, que atuou como intérprete da Portela por 18 anos, faleceu em setembro de 2025, aos 55 anos, devido a complicações após uma cirurgia. Sierra havia afirmado antes do desfile que a escola prestaria homenagem ao seu antecessor com um canto forte na avenida.

A comissão de frente da Portela surpreendeu o público com um show de luzes e um componente que sobrevoava a Sapucaí utilizando um drone gigante. A ala de abertura utilizou luzes de LED na parte inferior das fantasias, criando a ilusão de que as componentes flutuavam pela avenida.

Leia mais: Integrante da Portela voa em drone durante apresentação na Sapucaí

A apresentadora Adriane Galisteu também chamou atenção com sua fantasia de Falcão Lanário, adornada com penas em tons beges.

O desfile marcou a estreia do mestre Vitinho à frente da bateria. A rainha de bateria, Bianca Monteiro, que ocupa o posto há 10 anos, desfilou com um luxuoso figurino prateado com detalhes brilhantes.

Apesar dos problemas técnicos enfrentados, a Portela conseguiu concluir sua apresentação dentro do tempo regulamentar estabelecido para o desfile.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Tita Barros/Reuters

Mestre Sacaca vira enredo da Mangueira em desfile que estimula visão, olfato e audição

Escola carioca encerrou primeira noite do Grupo Especial com apresentação sobre curandeiro amapaense, trazendo perfumes diferentes em cada carro alegórico e sons da floresta amazônica
Foto: Reprodução/Globo

Integrante da Portela voa em drone durante apresentação na Sapucaí

Bailarino mascarado sobrevoou a avenida em equipamento iluminado representando a libertação do Negrinho do Pastoreio, personagem do folclore gaúcho retratado no enredo da escola
Foto: Reprodução/Instagram/Teresa Cristina

Teresa Cristina enaltece desfile da Portela e destaca importância de reparação histórica

Cantora comenta enredo sobre o Príncipe Custódio e afirma que escola presta serviço ao país ao valorizar a ancestralidade negra no Sul
Divulgação/iFood

Preta Gil recebe homenagem com show de 600 drones no Carnaval de Salvador

Espetáculo aéreo aconteceu no domingo, no circuito Barra-Ondina, como parte das celebrações do Camarote Expresso 2222, que dedica sua 26ª edição à cantora