Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoQuem é Vecna? Relembre a história do vilão de...

Quem é Vecna? Relembre a história do vilão de Stranger Things

O personagem se mostra, até agora, como o principal responsável pela conexão de Hawkins com o Mundo Invertido

A 5ª e última temporada de Stranger Things estreia nesta quarta-feira (26), com quatro episódios lançados às 22h (de Brasília) pela Netflix. Os outros episódios possuem datas diferentes de lançamento. Agora, os moradores de Hawkins devem enfrentar o vilão que estava por trás de todos os acontecimentos, desde a primeira temporada: o Vecna.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Interpretado por Jamie Campbell Bower, o personagem se mostra, até os acontecimentos finais da 4ª temporada, como o principal responsável pela conexão de Hawkins com o Mundo Invertido, controlando os Devoradores de Mentes e demais ações estranhas de toda a trama.

Porém, como todo vilão possui uma história, vale relembrar a trajetória de Henry Creel — que se tornou o Vecna — na série para entender melhor os próximos passos que devem aparecer na 5ª temporada. As informações são do portal Legião dos Heróis.

Quando serão lançados os novos episódios de Stranger Things?

Com oito episódios no total, a Netflix confirmou a data e horário de lançamento para cada etapa:

  • VOLUME 1 – 26 de novembro, 22h (horário de Brasília)
  • VOLUME 2 – 25 de dezembro, 22h (horário de Brasília)
  • EPISÓDIO FINAL – 31 de dezembro, 22h (horário de Brasília)

Como antecipamos aqui na TMC, a temporada final de Stranger Things pode ser a mais longa de todas, com episódios com mais de 1 hora. As temporadas anteriores tiveram entre 6 e 12 horas no total de duração, já a temporada final pode ultrapassar as 13 horas somando todos os episódios. O episódio final, que será lançado em 31 de dezembro, terá aproximadamente 2 horas de duração

Quem é Vecna e como se tornou o vilão de Stranger Things?

Vecna nasceu como Henry Creel, entre 1945 e 1950, e descobriu habilidades telecinéticas e perturbado por uma presença misteriosa após um incidente em cavernas de Nevada. Em 1959, a família Creel se mudou para Hawkins e Henry passou a utilizar seus talentos para torturar animais e pessoas, incluindo seus pais e irmã.

Ele matou a mãe e irmã em uma sessão de tortura, mas apenas seu pai, Victor, sobreviveu porque ouvia sua música preferida no rádio no momento da tentativa de assassinato. Victor foi culpado pela morte da família e preso injustamente em Hawkins — o que depois seria descoberto pelos personagens principais da trama.

Protagonista de Stranger Things pode ter morte violenta na temporada final
Os criadores da série revelaram que precisaram cortar algumas cenas por serem violentas demais (Foto: Divulgação Netflix)

O menino também sobreviveu, apesar dos grandes esforços psíquicos do crime. No entanto, o Dr. Martin Brenner forjou a morte dele e o levou ao laboratório para utilizá-lo como primeira cobaia de experimentos em crianças com poderes telecinéticos. Mais tarde, o mesmo cientista criaria o programa em que Eleven (Millie Bobby Brown) foi forçada a participar, quando os espectadores conheceram a personagem logo na primeira temporada.

Henry cresceu dentro do laboratório e se tornou um enfermeiro do local, mas tinha um chip que impedia seus poderes e se aproximou de Eleven, uma das crianças mais poderosas do programa. Ele a influenciou a acessar seu poder por meio de emoções intensas, com o objetivo de retirar o chip.

Porém, ele a enganou. Ao remover o chip de Henry, o homem iniciou um massacre contra funcionários e as próprias cobaias, indicando que seu plano era recuperar os poderes para eliminar a humanidade, que considerava fraca. Ele tentou recrutar Eleven, que negou o convite e entrou numa luta telecinética contra o vilão.

O resultado desse confronto foi vitorioso para a menina, mas Henry foi lançado por uma fenda dimensional que o levou para o que os fãs conhecem como Mundo Invertido. É a partir desse momento que surge o vilão Vecna.

Como Vecna se envolve nos acontecimentos das últimas temporadas?

Ao ser enviado para um novo universo, mais hostil do que o comum, Vecna é atingido por descargas elétricas que mudam sua aparência para o formato mais fibroso que os espectadores o conhecem. Ele molda uma imagem de aranha com uma massa de partículas ao explorar seu novo mundo, o que dá origem ao Devorador de Mentes e os Demogorgons, presentes nas primeiras temporadas da série.

Aqui, também é apresentado o conceito de hive mind, uma rede de consciência que controla e conecta todas as criaturas do Mundo Invertido. Vecna controla essa rede. Ou seja, todas as ações que o grupo de amigos de Hawkins teve que enfrentar foram enviadas e calculadas pelo vilão — que possui um plano bem mais extenso.

Já na quarta temporada, ele busca abrir portais definitivos entre o Mundo Invertido e o real. Para isso, precisa de quatro portais que podem ser abertos ao assassinar pessoas emocionalmente vulneráveis. A morte dessas pessoas possibilitaria fendas psíquicas que Vecna consegue controlar facilmente.

Ainda de acordo com o portal Legião dos Heróis, as vítimas escolhidas por Vecna foram:

  • Chrissy Cunningham: vítima de abuso psicológico materno;
  • Fred Benson: carregava culpa pela morte de um amigo;
  • Patrick McKinney: sofria violência doméstica;
  • Max Mayfield: traumatizada pela morte de Billy, seu irmão.

Controle de Max e vulnerabilidade com a música

Saiba tudo sobre Vecna
A música impede Vecna de controlar totalmente as vítimas (Foto: Reprodução Netflix)

O vilão também possui pontos fracos. Ao tentar invadir a mente de Max (Sadie Sink), a turma tenta impedir que ela morra de todas as maneiras possíveis. Uma delas é a música.

Os personagens descobrem que o pai de Henry sobreviveu ao ouvir sua música favorita, que o conectava a sentimentos de alegria e impedia a interferência completa dos poderes do menino. Quando Vecna invade a mente de Max, os amigos colocam para tocar a música “Running Up That Hill”, de Kate Bush, que criou uma das cenas mais icônicas da temporada anterior e também evitou a morte da garota.

Uma das justificativas para a vulnerabilidade de Vecna à música é o poder de consciência que as ondas sonoras trazem às vítimas, funcionando como uma espécie de âncora no mundo real. As canções acessam emoções e momentos de vulnerabilidade que o vilão não consegue atingir.

Porém, em uma nova tentativa de matar Max, o vilão trava uma nova batalha telecinética com Eleven, que sai novamente vitoriosa. No entanto, um breve momento em que a vítima não segue viva já é o suficiente para abrir o portal definitivo e quebrar a barreira entre mundo real e Invertido.

Primeiros cinco minutos mostram conexão de Will e Vecna

A única relação que ainda parece não fazer sentido para a turma é a de Will Byers (Noah Schnapp) com Vecna, mas deve ser discutida na última temporada.

No dia 6 de novembro, a Netflix comemorou o Stranger Things Day, em referência à data que Will desaparece na primeira temporada, o que é considerado um marco para os fãs. Nesse dia, um dos momentos mais aguardados do evento foi a divulgação dos primeiros cinco minutos da série, já disponíveis nas redes sociais da plataforma de streaming.

Neles, é possível ver Will no Mundo Invertido ainda quando era criança, fugindo do Demogorgon. Em um momento, ele é capturado e levado a uma caverna em que Vecna aparece e se “conecta” com Will.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

foto da obra time

Exposição “CONTEMPORÂNEO” estreia em SP com foco no feminino e crítica social

A partir de 14 de outubro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que...
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
Animação de três mulheres em um fundo azul. Cada uma segura uma espécie de arma na mão.

Guerreiras do K-Pop, fenômeno da Netflix, vão virar brinquedo; entenda

Parceria inédita entre Netflix, Mattel e Hasbro transforma o sucesso “Guerreiras do K-Pop” em brinquedos e jogos que prometem dominar 2026
Duas mulheres se encaram em um fundo de céu roxo. Uma mulher segura uma vassoura e é verde. A outra é branca e segura uma varinha.

Que horas abre a venda de ingressos para première de “Wicked: Parte 2”?

As vendas começam nesta sexta-feira (31), às 13h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site oficial da Cinemark