Nesta quarta-feira (7), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em seu perfil na rede social X – antigo Twitter – um trecho do clipe de “Hips Don’t Lie”, da cantora Shakira. Na legenda da publicação, ele escreveu “Será? Eu não sei de nada!“, fazendo referência aos rumores de um show da colombiana em Copacabana.
O suposto show de Shakira havia sido listado temporariamente no site de turnês Songkick e na plataforma de streaming Deezer. Hoje, porém, a informação já não constava mais na listagem do Songkick.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A breve aparição do evento nas plataformas digitais levantou especulações sobre a possibilidade de a artista colombiana seguir os passos de Madonna e Lady Gaga, que realizaram apresentações no mesmo local.
O caso está relacionado ao funcionamento dos sistemas de integração entre plataformas. Serviços como Spotify e Deezer importam dados automaticamente de sites parceiros e não verificam a autenticidade dos eventos listados nos perfis dos artistas.
Ao testar a funcionalidade da plataforma com artistas como Beyoncé, Rihanna, Ludmilla e a própria Shakira, o sistema do Songkick informa que “guarda estes nomes trancados a chave para evitar qualquer tipo de abuso”.
A origem da informação sobre o show permanece desconhecida. Existem duas possibilidades: alguém ligado ao mercado de eventos ou à própria artista, ou uma pessoa que preencheu o formulário e obteve aprovação sem comprovação adequada.
Leia mais: Série LGBTQIA+ “Heated Rivalry”, da HBO Max, deve estrear em fevereiro no Brasil
Para editar informações sobre artistas de grande porte nas plataformas, é necessário preencher um formulário comprovando que o evento não foi confirmado, procedimento que aparentemente já foi realizado no caso da apresentação de Shakira.
O Songkick reconhece que, apesar dos esforços de moderação, erros podem ocorrer devido a listagens incorretas, rumores ou tentativas de “golpe”. A recomendação é confiar apenas em anúncios oficiais feitos diretamente pelas produtoras ou pelos artistas.
