Que a função de síndico está se tornando cada vez mais profissional, isso já é de conhecimento público. Mas as cifras envolvendo o trabalho têm alcançado números surpreendentes, afirmou o especialista Ricardo Karpat em entrevista ao programa Sobremesa, da TMC, nesta sexta-feira (20/02).
De acordo com Karpat, os salários podem superar os seis dígitos. “Em São Paulo, tem síndico que ganha acima de R$ 100 mil por mês. Tem muito síndico que ganha muito bem aqui na cidade. Claro que eles têm carteiras de condomínio (para administrar) com 10, 20, 150 condomínios. E, assim, ganham muito bem”, explicou.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O especialista em gestão condominial também revelou o maior valor de condomínio que já viu no mercado: R$ 56 mil mensais. Ele não revelou o bairro onde fica o prédio. “São prédios de alto padrão, com poucas unidades e com um forte esquema de segurança. Daí o valor alto.”
Entre prédios de alto e baixo padrões, Karpat revelou qual é a reclamação comum em todos os casos. “O barulho é o principal ponto de conflito entre os vizinhos. É o caso de som alto, salto alto no piso, gritaria e até barulhos de amor (gemidos)”, enumerou o especialista, que já formou mais de 10 mil síndicos nos últimos anos em todo o Brasil.
O pior problema para um síndico
Karpat elegeu o maior desafio para um administrador de condomínio. “O pior problema para um síndico é uma briga entre moradores. A briga entre apenas dois moradores não é, na legislação, responsabilidade do síndico, mas, quando o síndico não se envolve, a situação cresce tanto que sai do controle. Dizemos que o síndico hoje em dia tem papel também de mediador de conflitos”.
Leia mais: No sobremesa, advogada de família comenta caso de Suzane von Richtofen e Anna Hickmann
Apesar disso, o especialista aconselha os síndicos a ficarem longe dos grupos de Whatsapp dos prédios. “Sempre sugiro que o síndico não participe do grupo de Whatsapp do condomínio. Se estiver dentro, vai ser atacado de todas as formas. O ideal é ter um caminho direto, um número de telefone, até com ajuda de inteligência artificial para fazer um pré-atendimento.”
Na entrevista ao Sobremesa, Karpat também contou histórias curiosas sobre traições conjugais entre vizinhos, causos envolvendo celebridades, entre outros.
Confira abaixo a entrevista completa:
