Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteAndré Ramalho comenta sobre altos e baixos em 2025:...

André Ramalho comenta sobre altos e baixos em 2025: “Um dia você é o Pelé, no outro é um qualquer”

Em entrevista exclusiva ao programa Papo de Craque, da TMC Esportes, o zagueiro do Corinthians refletiu sobre a pressão da torcida, a oscilação de desempenho no último ano e o peso de vestir a camisa alvinegra

O zagueiro André Ramalho iniciou a temporada de 2026 com o pé direito — ou melhor, com um golaço de fora da área contra a Ponte Preta, na estreia do Campeonato Paulista. No entanto, o cenário atual de celebração contrasta com os desafios enfrentados pelo defensor ao longo de 2025, um ano marcado por críticas intensas da torcida e uma nítida oscilação de rendimento.

Em participação no programa Papo de Craque 2º Tempo, da TMC Esportes, o jogador conversou abertamente com o jornalista Benjamin Back e os demais integrantes da mesa sobre a montanha-russa emocional que é atuar no Parque São Jorge.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A gangorra do desempenho e o lado psicológico

Questionado sobre a queda de rendimento após um 2024 de destaque, André Ramalho minimizou o tom das críticas e pontuou que oscilações são inerentes à carreira de qualquer atleta de alto nível. Para ele, a percepção externa é muitas vezes extremista, especialmente com o advento das redes sociais.

“A gente tenta estar sempre dando o melhor, mas as oscilações acontecem. Nas redes sociais, em um dia você é o Pelé, no outro você é um qualquer. Fiz o gol agora e é tudo maravilhoso, tudo lindo. No dia que você não joga tão bem, já não vale mais nada. Temos que saber lidar com a pressão e nos blindar”, afirmou o zagueiro.

O defensor também revelou que parte do seu afastamento do time titular em 2025 deveu-se a questões físicas e lesões, e não apenas a uma escolha técnica por queda de performance.

A “loucura” de ser Corinthians

Com uma carreira consolidada na Europa, com passagens marcantes por Red Bull Salzburg (Áustria) e PSV Eindhoven (Holanda), André Ramalho destacou que o ambiente do Corinthians é incomparável. Ele descreveu a experiência como algo que “foge do comum” e ressaltou que a dimensão do clube só é plenamente compreendida por quem está dentro ou por quem já saiu.

“É um privilégio diário vestir esse escudo. A torcida é muito diferente, a influência que eles têm é absurda. A prova de amor dessa torcida foi ver a casa lotada todo santo jogo quando o time estava brigando para não cair”, relembrou.

Saldo de 2025 e expectativas para 2026

Apesar das turbulências e da relação de “amor e ódio” com as arquibancadas, o saldo final de 2025 foi vitorioso para o defensor, que ergueu as taças do Paulistão e da Copa do Brasil — nesta última, sendo peça fundamental na final contra o Vasco.

Para a atual temporada, André projeta um Corinthians mais equilibrado. Ele elogiou a chegada de reforços, como Gabriel Paulista, e destacou a importância da nova gestão de futebol, agora sob o comando de Marcelo Paz. “O Marcelo é um cara extremamente aberto, com um jeito de trabalhar que já se provou vencedor. Nossa meta é ser um time mais consistente para brigar por todos os campeonatos”, concluiu.

Leia Mais: Conheça a carreira do pentacampeão Edilson “Capetinha”, participante do BBB

Com a confiança retomada após o pbm desempenho na final da Copa do Brasil e o golaço na estreia do Estadual, André Ramalho espera que 2026 seja o ano da estabilidade, consolidando-se novamente como o pilar defensivo que a Fiel torcida aprendeu a admirar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...