Xabi Alonso não é mais técnico do Real Madrid. O clube espanhol anunciou a demissão nesta segunda-feira (12/01), um dia depois do El Clásico na final da Supercopa da Espanha que terminou com vitória do Barcelona. Álvaro Arbeloa, também ex-jogador do Real, deixa o comando do Real Madrid Castilla – o time B – para assumir a equipe principal.
Sob o comando de Xabi, o Real venceu 24 partidas das 34 disputadas, o que representa um aproveitamento razoável a olho nu; mas que não esconde o desempenho aquém do esperado do clube espanhol em todas as competições, bem como rumores de que Xabi teria “perdido o vestiário“.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“O Real Madrid anuncia que, em comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar seu ciclo como treinador da equipe principal. Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todos os torcedores do Real Madrid, pois ele é uma lenda do clube e sempre representou os valores do Real Madrid. O Real Madrid sempre será a sua casa. O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipa técnica pelo trabalho e dedicação durante este período e deseja muita sorte nesta nova etapa das suas vidas”, comunicou o clube merengue em suas redes.
Leia mais: Simeone se retrata após discussão com Vinicius Jr na Supercopa
Xabi Alonso assumiu o Real após a saída de Carlo Ancelotti, atual técnico da seleção brasileira, às vésperas da Copa do Mundo de Clubes em 2025. Seu histórico como atleta pelo Real, bem como seu trabalho como técnico no Bayer Leverkusen – onde conquistou o título da Bundesliga – o credenciaram para o comando da equipe merengue.
Todavia, o Real foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes e acumulou maus resultados – especialmente em clássicos – na La Liga, o que culminou na demissão de Xabi.
